Mutirão Tira-dúvidas revela a riqueza e pluralidade da cultura em territórios rurais
- ecomuseurural

- 20 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

O mutirão tira-dúvidas teve como principal objetivo fortalecer o entendimento sobre a Política Nacional de Cultura Viva, apoiar iniciativas culturais em seus processos de reconhecimento e certificação como Pontos de Cultura e contribuir para o fortalecimento das redes culturais, especialmente aquelas vinculadas a territórios rurais e comunitários. A proposta foi criar um espaço aberto, formativo e dialógico, capaz de esclarecer dúvidas, orientar procedimentos e fortalecer o sentimento de pertencimento das iniciativas à rede Cultura Viva.
A participação foi bastante significativa e diversa, demonstrando grande interesse e engajamento das iniciativas culturais presentes. O encontro foi marcado por interação ativa, perguntas qualificadas, troca de experiências e grande disposição para aprender e se fortalecer coletivamente. A avaliação geral foi muito positiva, com reconhecimento do caráter pedagógico, da clareza nas exposições, da acolhida e da organização do mutirão. Essa participação demonstra a relevância do tema e também a necessidade contínua de espaços de orientação e diálogo, reforçando o quanto esses momentos são estratégicos para o fortalecimento da política e das comunidades culturais.
O perfil das pessoas participantes revela a riqueza e pluralidade desse campo cultural. Estiveram presentes coordenadores, presidentes de associações, gestores, educadores culturais, comunicadores, agentes culturais, artistas, pesquisadores sociais, lideranças comunitárias, responsáveis por escrita de projetos, representantes da agricultura familiar, turismo comunitário, agroecologia, espiritualidade ancestral, educação ambiental e iniciativas culturais voltadas para mulheres, juventudes e comunidades tradicionais. São pessoas que acumulam funções estratégicas em suas organizações e coletivos, atuando na gestão, criação, articulação, mobilização e sustentabilidade cultural dos territórios onde vivem.
Em relação ao conteúdo trabalhado, o que mais se destacou foi o esclarecimento de dúvidas, a compreensão dos conceitos e caminhos da política, o apoio aos processos de cadastro e certificação e o fortalecimento do sentimento de rede e reconhecimento cultural. Entre as sugestões para os próximos encontros, foram apontadas a importância de aprofundar conteúdos práticos, oferecer passo a passo de procedimentos, disponibilizar materiais e gravações, apoiar elaboração de projetos e participação em editais, além de ampliar os espaços de troca de experiências entre iniciativas. Ano que vem, a gente retoma com os nossos mutirões nessa mesma perspectiva de cuidado, orientação e fortalecimento coletivo, reafirmando que é importante que ninguém largue a mão de ninguém nesse processo, para seguirmos incidindo nas políticas públicas de cultura do nosso país, garantindo que elas cheguem, de fato, às comunidades rurais.
🎥 Não conseguiu assistir ao vivo? Não se preocupe! A gravação completa da nossa prosa pode ser acessada no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=LC_gFsAkV3A




Comentários