top of page


A Escola do Campo de Arte e Cultura, localizada na comunidade rural de Santo Antônio, no município de Bom Jardim (RJ), é um espaço dedicado à valorização e ao fortalecimento dos modos de vida tradicionais das comunidades rurais. O local abriga a Biblioteca de Artes Visuais, o Galpão de Arte e o Ecomuseu Rural, onde são desenvolvidas diversas ações formativas e culturais, como oficinas de vídeo, fotografia, artesanato, circo, cultura popular, incentivo à leitura, além da produção de materiais paradidáticos e audiovisuais.
Reconhecida como Ponto de Cultura Rural e Pontão de Cultura Territórios Rurais e Cultura Alimentar, no âmbito da Política Nacional de Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014), a Escola integra uma rede de iniciativas culturais de base comunitária que fortalecem identidades e práticas culturais em todo o país. Também atua como Ponto de Memória, alinhada à Política Nacional de Museus (Portaria IBRAM nº 579/2021), promovendo a integração entre memória local, museus comunitários e economia criativa.
A Escola é uma das iniciativas reconhecidas no âmbito de políticas públicas federais de fomento à cultura, como o Programa Olhos D’Água – Edital Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura (MinC, Edital nº 05/2023), que fortalece experiências formativas autônomas e comunitárias, especialmente em territórios rurais e periféricos. Essa inserção em programas estruturantes amplia a sustentabilidade institucional da Escola e consolida seu papel estratégico na formação cultural e na preservação dos modos de vida do campo.
bottom of page
































