Sociedade Musical Euterpe Lumiarense
Nova Friburgo - Rio de Janeiro
A Sociedade Musical Euterpe Lumiarense é uma escola de música fundada em 20 de janeiro de 1891 – dois anos depois da proclamação da República – por iniciativa das famílias Marchon, Spitz, Klein, Brust, Berbert, Heiderich, Martins da Costa e outras. No passado, teve uma importância cultural muito significativa, atendendo às comunidades que hoje formam o 5º e o 7º distritos de Nova Friburgo – Lumiar e São Pedro da Serra.
​
Assim que começou a se apresentar em público, a banda formada pelos alunos da Euterpe passou a ser solicitada nos funerais, casamentos, procissões, festas dos padroeiros e nos vários outros eventos que ocorriam na localidade, e constantemente era convidada a abrilhantar os festejos de comunidades vizinhas, como Barra Alegre e Aldeia Velha.
Lumiar é um berço de tradições importantes para a cultura brasileira. Destaca-se a presença dos sanfoneiros, que, na condição de colonos, ajudaram a fundar a vila. No Brasil, esse instrumento é associado ao ambiente rural. E não é à toa que boa parte dos grandes virtuoses do instrumento no país tenha nascido no interior.
A Euterpe Lumiarense funcionou normalmente até a década de 1940, quando sofreu uma paralisação. Revitalizada nos anos de 1960, quando foi construída sua sede social, funcionou até o início da década de 1970, quando sofreu outra paralisação. Novas tentativas foram feitas nas décadas de 1980 e 1990, mas a falta de recursos, principalmente financeiros, não permitiu o sucesso.
No dia 29 de fevereiro de 2008, uma nova diretoria foi formada, e sua primeira ação foi realizar a atualização do Estatuto Social pelo Código Civil de 2002. Em seis de dezembro de 2008, a Sociedade Musical Euterpe Lumiarense reabriu suas portas, atendendo à população de Lumiar e São Pedro da Serra. Toda a reorganização foi feita de acordo com a legislação em vigor, deixando-a apta a buscar recursos junto ao poder público e a entidades privadas para custear as atividades pretendidas, sendo a principal delas a revitalização da banda e o desenvolvimento da escola de música. A entidade realiza, hoje, vários trabalhos com jovens da região, entre eles, o estudo da flauta doce e percussão, valorizando a interdisciplinaridade. O número de crianças atendidas ainda é muito inferior à demanda. A administração da Euterpe está se empenhando na busca de recursos financeiros para o custeio de despesas administrativas, aquisição de instrumentos e restauração da sede.
​
A escola, voltada para infância, juventude e comunidade em geral, funciona gratuitamente, com teoria musical e aulas de flauta, bateria, violino e acordeon, entre outros instrumentos. Conta com os professores formados pela Universidade Cândido Mendes. A sede da organização é própria e possui sala de aula e de projeção.
Entre os projetos da Euterpe destacam-se:
​
-
Sanfoneiros da Serra, 2012 - voltado para o resgate da tradição da sanfona na região;
-
Música nas escolas, 2016 – voltado para estimular o protagonismo juvenil por meio da música;
-
Mais Cultura, 2016 – realizado nas escolas da região visando à musicalização de crianças e adolescentes.
​
A Associação Musical Euterpe Lumiarense foi reconhecida pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, e pelo Instituto Brasileiro de Museus como Ponto de Memória. Recebeu o prêmio Heloneida Studart, 2017, e o de Museologia social. A entidade integra o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Rede de Museologia Social.
Pontos de Cultura e Memória Rurais: uma alternativa para os povos do campo, das florestas e das águas.
Sociedade Musical Euterpe Lumiarense
Praça Levy Ayres Brust, Lumiar
Nova Friburgo - Rio de Janeiro
(22) 9.9742.0650