ASSOCIAÇÃO CULTURAL MATAKITERANI
LAGES - SANTA CATARINA
A Associação Cultural Matakiterani tem como missão animar e promover manifestações culturais, mobilizando grupos e pessoas em rede, fortalecendo a identidade cultural na diversidade étnica, de expressão e de gênero em comunidades do território da serra catarinense, atuando sobre um tripé de pesquisa, educação e arte. As atividades desenvolvidas são voltadas para a infância, a adolescência, os idosos, as culturas populares, os povos de terreiro e mestres populares, com destaque para a articulação dos grupos de "recomendação das almas"; o apoio à pesquisa e à preservação das tradições populares relacionadas à figura mítica do Profeta São João Maria; apresentações artísticas de teatro e narração de histórias em comunidades rurais; a elaboração e o gerenciamento de projetos culturais e turísticos de grupos ou iniciativas populares.
Entre os projetos realizados destacam-se:
​
-
Sacrários abertos: mapeamento e identificação da "recomendação das almas" em Santa Catarina (2010 a 2012), e realização de encontros dos grupos participantes.
-
Cultura no rumo de João Maria: ações de pesquisa, reinvenção e difusão da cultura popular nos municípios catarinenses de Lages, São José do Cerrito, Urupema e Campo Belo do Sul (2010 a 2014).
-
Revitalização do artesanato de referência cultural do planalto serrano: formação e apoio a unidades produtivas de artesanato no Bairro Caroba, Lages/SC (2010 a 2012).
-
Memória no rumo de São João Maria: mapeamento dos "pousos" de São João Maria, no município de Campo Belo do Sul/SC, para a constituição de um caminho de peregrinação, apoiado por atividades de turismo de base comunitária (2014).
-
Vivências criativas de tradição oral na escola: diálogo de saberes formais e informais por meio da inserção de mestres e saberes populares na escola (2017 a 2019).
-
Que terreiro é esse: cartilha de mapeamento dos povos de terreiro de Lages/SC (2018 e 2019).
A sede da organização está localizada em imóvel cedido em comodato e possui: sala multiuso, escritório e sala de reuniões, que recebem atividades artísticas, manifestações populares, cineclube e agroecologia.
​
Foram reconhecidos como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura e contemplados com a Ação Griô, Ponto de Memória, Tuxáua e Pontinhos de Cultura. Recebeu o Prêmios Stemmer de Inovação em 2009 e o Prêmio Culturas Populares em 2008 e 2018.
​
As comunidades dos municípios da Serra Catarinense que reúnem centenas de moradores, são constituídas por pequenas propriedades de agricultura familiar, majoritariamente de subsistência; por praticantes de tradições culturais e práticas sociais definidas como caboclas, que têm como marco de visibilidade historiográfica a Guerra do Contestado, mas que guardam vínculos ancestrais tanto com os povos originários que habitaram a região antes da colonização luso brasileira quanto com a cultura africana, a partir da chegada dos negros escravizados.
A Matakiterani tem parceria com grupos populares, universidades, Sesc, e pesquisadores independentes, e é integrante do Fórum Regional de Economia Solidária, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Rede de Pontos de Cultura estadual e nacional, e da Rede de Cultura Digital.
Pontos de Cultura e Memória Rurais: uma alternativa para os povos do campo, das florestas e das águas.
Associação Cultural Matakiterani
Rua João José Godinho, 420
Lages - Santa Catarina
https://www.facebook.com/matakiteranisc
https://www.youtube.com/user/MatakiteraniAC
49 32237993