top of page

Grupo de Teatro A Bruxa Tá Solta
Boa Vista - Roraima

O Grupo de Teatro A Bruxa Tá Solta foi fundado em 1992 com a missão de ser referência na gestão coletiva dirigida aos grupos de cultura popular e tradicional de base comunitária.  Atua desde os anos 1980 com teatro, e, a partir de 2001,  iniciou a identificação das expressões de saberes e fazeres presentes na região e apoiou a circulação da produção local, realizando atividades pelo interior do Estado de Roraima. Desde 2005, atua no Município de Rorainópolis, às margens da BR-174 (que liga Roraima à Venezuela e ao Amazonas), no assentamento Anauá, atuando junto com os mestres populares da região. Na esfera estadual, o Grupo A Bruxa Tá Solta atua como interlocutor do Coletivo das Culturas Populares e Tradicionais - Confluência Roda de Prosa, que tem a participação de  10 grupos de cultura popular, 5 Juninas,  Associação Cultural dos Maranhenses em Roraima, Reisada de Sotaque Maranhense, Casa de Cultura Nagô (Terreiro de Candomblé), Associação de Capoeira, Atelier de Artesanato e Costura, um pesquisador das culturas populares e um coletivo de mídia alternativa.  O Coletivo tem como objetivo ser referência na gestão coletiva das práticas e saberes, das culturas populares e tradicionais em Roraima, a partir do acúmulo dos grupos que integram a Roda de Prosa.

bruxatasolta (21).jpg
boi1-removebg-preview_edited.png
bruxatasolta (14).jpg

Para atingir o propósito do coletivo, o planejamento prevê ações nos seguintes Eixos Norteadores: Estimular a pesquisa, garantir a transmissão de saberes, organizar o banco de dados dos conteúdos, ampliar as fronteiras da difusão para além dos eventos oficiais de ciclos curtos, fortalecer ações para a sustentabilidade.

As ações do grupo acontecem nas comunidades do Vicinal 6, que tem uma população de 150 pessoas, e na Vila Martins Pereira, em Rorainópolis, segundo maior assentamento agrário do país, para aproximadamente mil famílias.  São voltadas para crianças, adolescentes, idosos, culturas populares, cultura afro-brasileira, povos de terreiro, agricultores familiares e mestres populares.  Todos os projetos e ações vêm fortalecendo os vínculos e trazendo a consciência acerca da importância dessas ações, que, mesmo sem recursos financeiros, permanecem, nos terreiros dos mestres e nos locais de festejos. 

O teatro é a linguagem norteadora do A Bruxa Tá Solta, e as atividades são inspiradas pelos saberes e fazeres dos mestres das culturas populares deste assentamento e da região do sul do Estado de Roraima. As atividades envolvem manifestações populares, grafite e tradição oral, sendo realizadas por meio de oficinas, montagem de espetáculos e da realização de pesquisas de memória e fortalecimento de ações culturais comunitárias.

Entre as ações, destaca-se a de preservar a memória, a identidade e a cultura locais, fortalecendo mestras populares. Quatro mestres de saberes e fazeres populares trabalham em parceria com o Ponto de Cultura: Zé da Viola é especialista em reisado, dança popular de origem portuguesa com que se festeja o Dia de Reis, contando com a participação de dançarinos, cantores e músicos, que tocam instrumentos como violão, sanfona, ganzá, zabumba, triângulo e pandeiro; Dona Bié e Dona Lourdes, mestras de lindô – dança de origem quilombola – e de brincadeiras tradicionais, e Dona Maura, especialista nos saberes das ervas e plantas medicinais.  

bruxatasolta (17).jpg
bruxatasolta (30).jpg

No Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, foram reconhecidos como Ponto de Cultura, e contemplados nos editais Ação Griô, Pontinhos de Cultura e Areté. Integram a Rede de Pontos de Cultura de Roraima, a Comissão de acompanhamento das Políticas Públicas para Cultura.    Tem como parceiros Confluência das Culturas Populares, Reagentes Culturais, Pontos de Cultura de Roraima e Carimbó de Raiz.

Pontos de Cultura e Memória Rurais: uma alternativa para os povos do campo, das florestas e das águas.

Our Mission
bruxatasolta__1_-removebg-preview - Copia (2).png

Grupo de Teatro A Bruxa Tá Solta

Rua Edson Castro, 396, Liberdade (end. administrativo)

Boa Vista - Roraima

Contato: (95)98129-0939

bottom of page