PCI PANKARARU
TACARATU - PERNAMBUCO
O PCI Pankararu foi fundado em 2004 com a missão de afirmar e fortalecer a memória viva. Atuam diretamente na Aldeia Brejo dos Padres, dentro e fora do território indígena Pankararu, nos municípios de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia, no Estado de Pernambuco. No território indígena Pankararu vivem 8.477 habitantes e 23.833 habitantes na cidade de Tacaratu.
​
Os principais participantes das atividades são crianças, adolescentes, jovens, idosos, praticantes de culturas populares, praticantes de Culturas Indígenas, praticantes Culturas Afro Brasileiras, grupos artísticos e culturais independentes, LGBTs, mulheres, agriculturores familiares e mestres populares.
As principais ações da organização na comunidade rural visam unir a juventude e nossos povos mais velhos no fortalecimento tradicional, de afirmação da cultura. Além de exercer iniciativas socioeducacionais de preservação ambiental, a organização desenvolve ações voltadas para as manifestações populares, o audiovisual, o teatro, a literatura, o artesanato, a dança, a fotografia, as artes plásticas, as artes gráficas, o cinema, a agroecologia, o Turismo Rural e a Tradição Oral.
Entre os projetos, destacam-se:
- Rede INDIOS-ONLINE - surgiu através da iniciativa da ONG THYDEWÁ que possibilitou a conexão de internet durante seis (seis) meses e a compra de computadores para sete (sete) povos indígenas.
​
- Preservação, Arte Eletrônica Indígena, Memória Viva com a gravação do CD de músicas tradicionais “Toantes, Buzio e Toré Pankararu”, inteiramente gravado na aldeia e sem efeitos de masterização, transportando o ouvinte para o clima do ritual tradicional, permitindo a todos apreciar parte das belezas da cultura Pankararu. O CD foi gravado em setembro de 2010, num ritual realizado com os Praia – Encantos do Povo Pankararu -, e conta com quatro puxadores no canto e no maracá: Euclido, Dida, Atia e Francisco;
- Passeios e trilhas por pontos turísticos da aldeia e compartilhamento dos cantos e danças Pankararu, fomentando o turismo de base comunitária na comunidade;
​
-Saberes Indígenas que visam fortalecer a identidade cultural na construção de materiais didáticos e específicos para as escolas indígenas, que vêm contribuindo cada vez mais com o que as escolas já trabalham, no que se diz respeito à educação escolar indígena.
​
Em 2005, foram contemplados como Ponto de Cultura com a parceria do Ministério da Cultura e, em 2007, ampliaram a rede com mais quatro) novos povos. A princípio a Rede de Índios On-Line teve a participação das aldeias (principalmente no Nordeste) e em cada aldeia, um ponto de cultura. Dentre estes povos estavam:
- Pataxó Hahãhãe, Kiriri, Tupinambá, Tupinambá - Bahia
- Xukuru Kariri, Kariri Xokó - Alagoas
- Pankararu - Pernambuco
Foram contemplados como Ponto de Cultura e pela Ação Griô. E entre os prêmios destacam-se: Prêmio AREDE; Prêmio de Inovação Social (semifinalistas); Prêmio Ludicidade, do Ministério da Cultura, pela Fundação W.K. Kellogg e CEPAL Prêmio Top Social (ADVB/BA ABAP/BA e ACB).
São parceiros da Chesf; IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco; Prefeitura de Jatobá; Escolas indígenas do território indígena Pankararu; E participam de fóruns referentes à saúde, educação e cultura. Integram a organização da Comitiva de Lideranças do Povo Indígena Pankararu; a Organização de Saúde da Cidade de Jatobá; a Organização Educacional Indígena Pankararu; e a Rede INDIOS ONLINE.
Pontos de Cultura e Memória Rurais: uma alternativa para os povos do campo, das florestas e das águas.
PCI Pankararu - Aldeia Brejo dos Padres, Povo Pankararu
Tacaratu - Pernambuco
(87)8156-4620