top of page
tambor-removebg-preview_edited.png

Assentamento Fazenda São João

Palmas - Tocantins

O Assentamento Fazenda São João foi fundado em 2011 com a missão de resgatar e difundir ritmos tradicionais da cultura popular brasileira, em específico, do Tocantins, através da formação de bandas rítmicas percussivas. Foi criado pelos trabalhadores rurais e impactados de barragens, reassentados do Incra, remanescentes de várias comunidades do entorno de Palmas, Prata, Canela e Luzimangues, por causa da implementação da barragem da usina hidrelétrica Luís Eduardo Magalhaes. Formaram uma comunidade com infraestrutura, escola, igreja, e unidade pública de saúde, com acento no cultivo da agricultura familiar.

Rica em ancestralidade e identidade cultural, berço dos povos, descendentes indígenas e afrodescendentes quilombolas, foi por essa finalidade de resgate da cultura dos povos tradicionais desta comunidade e região que foram reconhecidos, recebendo suporte para sua aprovação, Pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura e Memória Rural Meninos do São João. A iniciativa para essa formalização partiu de dois músicos, genuinamente tocantinenses, Murilo Fernando, percussionista, e o cantor e compositor Dorivã Borges, ambos com vasta experiência em cultura popular e dos povos tradicionais do Tocantins, professores atuantes desde 2010 na referida escola, de tempo integral, Marcos Freire, que até hoje se mantém como sede do projeto.

meninossaojoão (1).JPG

Somam, em sua trajetória, quatro anos de trabalho e um vasto currículo de apresentações em feiras livres, teatros, congressos, calendário, cívico, de escolas municipais e estaduais, Prefeitura de Palmas, agenda institucional de governo, e iniciativa privada, com atendimento em média de 1.200 crianças direta e indiretamente.

As ações do Ponto são voltadas para as culturas populares, indígena e afro-brasileira, e são realizadas em escolas municipais que possuem sala de aula, auditório, palco/tablado e quadra de esportes. Têm, como metas. formar núcleos de bandas rítmicas percussivas com alunos do ensino fundamental das escolas municipais e na zona rural do município de Palmas, envolvendo crianças e adolescentes que vivem em comunidades ribeirinhas, de pescadores, de agricultores familiares, e de assentados e reassentados da reforma agrária.

Principais atividades realizadas pelo Ponto de Cultura Meninos de São João:

• Oficina “Música de expressão tocantinense do tradicional ao contemporâneo” – resgata costumes e tradições do povo do norte.

• Oficinas para formar núcleos de bandas rítmicas percussivas para estudantes do ensino fundamental, nas escolas municipais e zona rural do município de Palmas, trabalhando o resgate dos ritmos tradicionais brasileiros.

• Visitas ao Assentamento Fazenda São João para conhecer o núcleo no povoado de Luzimangues e o Projeto Meninos de Luzis da Escola Municipal Anne Frank.

• Shows do cantor e compositor tocantinense Dorivã Borges, com músicas de ritmos regionais e cheias de poesia, que representam o Tocantins e enaltecem a cultura regional. O show intitulado “Passarim do Jalapão” leva o nome de uma das músicas mais famosas do cantor, que fala sobre as belezas da região do Jalapão. A linguagem e o ritmo de suas músicas recebem influência das culturas negra e indígena, como a sússia, catira, jiquitaia e foliado.

meninossaojoão (10).jpg

O corpo brinca, espetáculo apresentado em 2015 e 2017, na Escola Municipal Anne Frank, com formação de um núcleo no povoado de Luzimangues.

Meninos de Luzis, projeto aprovado no segundo edital Cultura Viva, da rede municipal de pontos de Cultura de Palmas.

O Meninos do São João recebeu os prêmios Itaú Unicef 2015 e Cultura Viva 2017. Entre seus parceiros estão as escolas públicas municipais de Palmas e dos distritos de Luzimangues e Porto Nacional, Anne Frank e ETI Marcos Freire Palmas. Integram a Comissão Nacional de Pontos de Cultura, fóruns locais, o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente da cidade Porto Nacional e a Rede Municipal de Pontos de Cultura de Palmas.

Pontos de Cultura e Memória Rurais: uma alternativa para os povos do campo, das florestas e das águas.

Our Mission
meninossaojoão__3_-removebg-preview.png

Assentamento Fazenda São João

Palmas - Tocantins

dorivanborges2@gmail.com

63 99236 0103

bottom of page