INSTITUTO BOIMAMÃO
BOMBINAS - SANTA CATARINA
O Instituto Boimamão, localizado no Município de Bombinhas, em Santa Catarina, foi criado em 1998 como uma associação sem fins lucrativos, cujo compromisso é manter a memória cultural – arquitetura, gastronomia, literatura, danças, músicas, crenças, arte, artesanato –, e os usos e costumes de uma vila de pescadores que, na época, estava recém-emancipada. Em 1999, iniciou-se outro desafio: mapear os demais engenhos de farinha dessa região.
Bombinhas, antes de sua emancipação política, 26 anos atrás, tinha como base econômica os engenhos de farinha, a agricultura familiar e a pesca artesanal. Atualmente, boa parte da população, tem como base econômica, atividades voltadas ao turismo. Dos quase 20 mil habitantes, 50% ainda mantêm usos e costumes caiçaras, como pesca, agricultura e cinco engenhos de farinha ativos e mantidos pelas famílias tradicionais. Através de um Programa Municipal de Salvaguarda do Patrimônio sob a coordenação do Instituto Boimamão, essas famílias recebem apoio para manter a tradição das farinhadas, processo artesanal a caminho do registro como: Saberes tradicionais associados aos Engenhos de Farinha e, assim como a Pesca Artesanal da Tainha, recebeu no dia 05 de maio de 2019, o Termo de Registro de Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, como “Pesca Artesanal da Tainha com Canoas de Um Pau Só” pela Fundação Estadual de Cultura (FCC).
Parte do trabalho desenvolvido pelo Instituto resultou no projeto Museu Comunitário Engenho do Sertão, aprovado pelo MinC/Iphan através da Lei Rouanet, para a comunidade de Bombinhas. Além de atrativo turístico-cultural, o Museu tornou-se, sobretudo, referência histórica da região. Em 2007, foi inserido no Cadastro Nacional como Museu Comunitário; em 2008, recebeu o selo Cultura Viva; em 2009, tornou-se Ponto de Cultura Escola Terra Engenho do Sertão; e em 2013, recebeu o prêmio como Ponto de Memória pelo Ibram/MinC.
O Instituto Boimamão fomenta um conjunto de práticas de intervenção social que incentivam o respeito e a valorização das tradições culturais e sua diversidade, atualizando-as e adaptando-as às necessidades contemporâneas da região. Parte do patrimônio material e imaterial foi recuperada, envolvendo a produção de saberes e fazeres que geram ações inovadoras e estão servindo de referência para novas experiências. Desde 1998, a organização incentiva e fomenta soluções criativas e participativas para demandas culturais da população local e regional, conjugando práticas artísticas e ações de apoio ao ensino formal.
As ações do Instituto são centradas na Cultura Popular e seus mestres, e voltadas para a infância e adolescência, juventude, idosos, grupos artísticos e culturais independentes, pescadores e agricultores familiares.
Entre os projetos destacam-se:
-
Museu Comunitário Engenho do Sertão, acervo histórico em Movimento onde os saberes e fazeres da comunidade local podem ser conhecidos através de narrativas e objetos da época do povoamento açoriano, guardados desde 1998 pelo Instituto Boimamão. O espaço tornou-se lugar de vivências, de afetos, apoio ao ensino formal, participação comunitária e desenvolvimento sociocultural.
-
Escola da Terra/Educação e Cidadania: criada em 2008, desenvolve ações de apoio à educação ambiental e patrimonial fora do espaço escolar.
-
Ponto de Cultura: selecionado em 2009 (apoio financeiro em parceria com o Governo federal e estadual de 2010 a 2013) voltado para educação profissional para jovens, pautado no meio ambiente e na cultura tradicional, com incentivo e fomento até os dias de hoje, na geração de trabalho e renda.
-
Escola da Terra - Ações Sustentáveis, 2016/2019 – Aulas de compostagem, viveiragem, patrimônio alimentar e bioconstrução, voltadas para jovens em processo socioeducativo (PSC), prestadores de serviço comunitário.
O espaço que utilizam está sob o regime de comodato e tem sala de projeção, área de acampamento (ou área aberta), cozinha e alojamento. As atividades desenvolvidas envolvem música, manifestações populares, audiovisual, teatro, literatura, artesanato, dança, cineclube, agroecologia, bioconstrução, turismo rural, tradição oral, hospedagem e gastronomia tradicional, além de eventos voltados para as tradições comunitárias.
O Instituto Boimamão de Preservação e Fomento da Cultura foi reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura e contemplado como Ação Nacional Griô .
Receberam os prêmios: Pontinho de Cultura; Culturas Populares; Areté e Ponto de Memória. São parceiros de Fundações Culturais, Universidades, Escolas, e dos Amigos do Engenho. Integram o Fórum de Museus e o Fórum de Cultura, e participam do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, da ComCultura Municipal, do Núcleo de Estudos Açorianos e da Fundação Municipal de Meio Ambiente.
Pontos de Cultura e Memória Rurais: uma alternativa para os povos do campo, das florestas e das águas.
Instituto Boimamão de Preservação e Fomento da Cultura
Rua Abacate, 452 - Sertãozinho
Bombinhas - Santa Catarina
contato@engenhodosertao.com.br
https://www.facebook.com/engenho452/
(47) 33933099