top of page

Associação Comunidade dos Remanescentes
de Quilombo da Fazenda
Ubatuba - São Paulo

A Associação Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Fazenda está localizada no município de Ubatuba, em uma das áreas mais preservadas de Mata Atlântica no Estado de São Paulo. Entre serra e mar, a comunidade se encontra em uma localização privilegiada, surpreendendo os visitantes com a beleza de sua praia e rio, assim como por suas ricas expressões culturais, ocupando o sertão e a praia da Fazenda, divididas pela Rodovia Rio-Santos.  

​

O Quilombo da Fazenda tem mais de 200 anos de história, reconhecido pela Fundação Palmares desde 2005 e atualmente está em processo de titulação do território. É formada por cerca de 50 famílias descendentes de africanos escravizados, que hoje carregam consigo toda a herança cultural e histórica, preservando saberes tradicionais em uma das áreas de mata atlântica mais preservadas do Estado de São Paulo.

gamba-removebg-preview.png

Entre os projetos destacam-se os roteiros voltados para o turismo de base comunitária que abarcam as trilhas ecológicas pela área do Parque Estadual da Serra do Mar, em especial a Trilha do Jatobá; as rodas de conversa com os mestres Griôs Zé, Pedro, Laura e Braga; as visitas à Casa de Farinha Comunitária; as vivências na Casa de Farinha para participar do preparo artesanal da farinha de mandioca feita artesanalmente; a Gastronomia Tradicional; Ô de Casa – Tambores da Fazenda; a Oficina de Artesanato e a Visita à Agrofloresta. 

​

O lançamento dos roteiros contou com a participação de representantes do Conselho Nacional de Articulação de Quilombos Rurais (Conaq); do OTSS; do Fórum de Comunidades Tradicionais; do Ministério Público Federal (MPF); da Prefeitura de Ubatuba; da APA Cairuçu; do Parque Nacional da Serra da Bocaina; e do Parque Estadual da Serra do Mar.

Os roteiros são promovidos pela própria comunidade e os passeios oferecem a oportunidade de conhecer por dentro um dos mais preservados remanescentes de quilombo do Estado de São Paulo.  Essa ação visa fomentar a valorização cultural, contribui para a permanência no território, fomenta um turismo mais consciente e preocupado com a preservação ambiental, amplia a geração de renda nas comunidades tradicionais por meio de vivências que promovem interação entre os viajantes, e a comunidade a partir do diálogo, e estimulam a valorização da oralidade na preservação cultural.

​

A programação é composta de oficinas, rodas de conversa, trilhas e som dos tambores do Jongo.  As oficinas de artesanato visam propiciar o entendimento da arte dentro da comunidade; as rodas de conversa com lideranças da comunidade quilombola, como Seu Zé Pedro e Dona Laura, promovem momentos singulares de aprendizado sobre uma história que não é contada na escola e que abarca a vida em comunidade antes e depois da criação do Parque Estadual; a Trilha do Jatobá é uma excelente oportunidade para apreciar a natureza e aprender sobre a íntima relação de interdependência dos quilombolas e a floresta; e a roda junto com o Grupo Ô de Casa, ao som dos tambores do Jongo, uma manifestação cultural tradicional e muito representativa herdada dos ancestrais africanos.

Além das trocas de experiências e sentimentos que permeiam toda a vivência, há também os sabores, já que a alimentação é uma manifestação da cultura, de respeito e de cuidado com o outro. Os viajantes provam deliciosos pratos tradicionais da cultura quilombola e caiçara, tudo incluído na vivência.  Além da inesquecível e transformadora experiência propiciada pela viagem, os participantes estão contribuindo para o fortalecimento comunitário, o resgate e a valorização da cultura quilombola e a geração de renda sustentável na comunidade.

​

O Quilombo integra a Rota da Liberdade reconhecida pela Unesco por sua importância histórica. O circuito engloba cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, para o turismo de memória da diáspora negra.

Pontos de Cultura e Memória Rurais: uma alternativa para os povos do campo, das florestas e das águas.

Our Mission
quilombodafazenda__35_-removebg-preview.png

Associação Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Fazenda

Endereço: Estrada casa de farinha Km 11,5 Br 101

Quilombo da fazenda Picinguaba Ubatuba – SP

E-mail: quilombodafazenda@gmail.com

Telefone: (12) 99700-4507 e  (12) 99672-7152

bottom of page