top of page

Instituto Capiá
Ubatuba - São Paulo

tambor1-removebg-preview.png

O Instituto Capiá é uma entidade sem fins econômicos, apartidária, não governamental, formada por educadores(as), residentes em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo. O Município de Ubatuba possui cerca de 80.000 habitantes, a região sul do município faz divisa com a cidade de Caraguatatuba (SP) e a região norte com o Estado do Rio de Janeiro. O extremo norte de Ubatuba caracteriza-se como uma região rural, composta por comunidades tradicionais indígenas, quilombolas e caiçaras.

​

O Capiá (Coix lacryma-jobi), também conhecido como lágrima de Nossa Senhora, capim de contas, contas de lágrimas, entre outros, é uma planta cuja semente é utilizada na produção artesanal. Com ela são produzidas uma diversidade de artesanatos de valores simbólico e espiritual. O nome Capiá, dado ao Instituto, não foi por acaso. Um dos objetivos do Instituto Capiá é promover ações educativas que fomentem a preservação da cultura popular, por meio do diálogo com diferentes linguagens artísticas/educativas, e, também,do estimulo da troca entres mestres e mestras da sabedoria popular, e a atual geração. Acreditamos que cuidar das sementes é fundamental ao processo natural de continuidade da vida, assim como valorizar os saberes e fazeres tradicionais, e fomentar a  troca intergeracional é estimular a sua continuidade.

O Instituto Capiá foi formalmente constituído em 2014, embora suas ações tenham iniciado antes mesmo de sua formalização, em 2009, quando dois de seus educadores estabeleceram uma parceria com a Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Fazenda (ACRQF) e juntos aprovaram o projeto Olhares de Dentro no edital dos Pontos de Cultura.

​

O Olhares de Dentro é uma soma de ferramentas educativas pautadas pela educação popular e pela ecologia de saberes, voltadas ao estímulo da preservação da cultura tradicional e do fortalecimento das relações e da transmissão de saberes e fazeres entre as gerações. Durante sua realização, importantes resultados foram alcançados, como a formação do grupo Ô de Casa, formado por jovens e crianças que tocam os ritmos musicais tradicionais do Quilombo da Fazenda – Jongo e Fandango Caiçara - que desde 1970 estavam adormecidos na comunidade. A ressignificação e o fortalecimento da produção artesanal como consequência das diversas vivências de transmissão de saberes, além da construção coletiva da Casa de Artesanato Comunitária, são importantes espaços de escoamento da produção e geração de renda no interior da própria comunidade.

Em 2015, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, a partir do Programa de Ação Cultural – Concurso de Apoio a Projetos de Proteção e Promoção das Culturas Negras no Estado de São Paulo, o Instituto Capiá realizou o projeto Tecendo Saberes pelo qual os mestres e mestras do artesanato tradicional do Quilombo da Fazenda passaram a realizar vivências semanais de transmissão de saberes na escola que atende os estudantes matriculados no Fundamental I, localizada na praia da Picinguaba.

​

Foi realizado um diagnóstico a respeito do Artesanato Tradicional na comunidade que resultou na publicação de um livro sobre o Artesanato Tradicional do Quilombo da Fazenda. O livro O Artesanato Tradicional – tecendo saberes, contempla a história do Quilombo da Fazenda, a importância do artesanato na formação da identidade da comunidade, além da sistematização das vivências de transmissão de saberes, visando sua utilização como um recurso pedagógico nos espaços escolares e não escolares de educação e um plano de preservação do artesanato tradicional, fruto das experiências realizadas nos últimos anos.

Em 2016, o Tecendo Saberes é novamente apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural – Concurso de Apoio a Projetos de Proteção e Promoção das Culturas Negras no Estado de São Paulo. As vivências de transmissão de saberes e fazeres passaram a ser realizadas em duas escolas do norte de Ubatuba, localizadas na Picinguaba e Sertão do Ubatumirim.

Em 2018, através da parceria entre o Instituto Capiá e o Um, Dois, Três Coletivo Teatral, a peça teatral infantil Um Amor de Passarinho foi contemplada no Concurso de apoio a projetos de circulação de espetáculo de artes cênicas para o público infantil e/ou juvenil no Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura. Durante a execução do projeto, a peça circulou por 13 municípios, abarcando oito regiões administrativas do Estado de São Paulo. O espetáculo tratou de assuntos como a valorização da cultura tradicional, o debate acerca da importância do respeito às diferenças e temas como: culturas indígenas, cultura tradicional, preservação ambiental, pássaros da nossa fauna, entre outros.

​

Também em 2018, fomos contemplados no edital dos Pontos de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O Ponto de Cultura Olhares de Dentro tem como objetivo dar continuidade às ações de preservação e valorização da cultura tradicional, iniciadas em 2009, que envolvem as vivências de transmissão de saberes e fazeres na comunidade do Quilombo da Fazenda e na escola localizada na Praia da Picinguaba – que atende crianças moradoras do Quilombo.

​

Em 2019, o Instituto Capiá foi contemplado no edital da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo através do Programa de Ação Cultural - Incentivo ao Desenvolvimento da Economia Criativa. O projeto Raízes que Tecem tem como objetivo fortalecer os modelos de negócio e a articulação de núcleos produtivos de artesãos(ãs) das quatro comunidades quilombolas presentes no Município de Ubatuba. Para tanto, o projeto pretende se aprofundar na identificação dos(as) artesãos(ãs), na articulação com núcleos produtivos, na troca de saberes e fazeres, envolvendo as técnicas de produção, valorizando a especialidade de cada uma das comunidades; no fortalecimento em rede da prática artesanal e na ampliação da visibilidade da riqueza cultural presente nessa produção, valorizando os(as) mestres (as) do artesanato quilombola.

Pontos de Cultura e Memória Rurais: uma alternativa para os povos do campo, das florestas e das águas.

Our Mission
logo_capia-removebg-preview - Copia (2).png

Instituto Capiá

Ubatumirim - Ubatuba São Paulo/Brasil

capia.instituto@gmail.com

12 - 99733-3049

bottom of page