Centro Cultural Viva
Duas Barras - Rio de Janeiro
A Associação Centro Cultural Viva começou em Petrópolis, em 1982, como atividade complementar da Escola Viva. Depois, em 1998, virou Centro Cultural no Rio de Janeiro com o Projeto Viva Mais, oferecendo oficinas artísticas e de cultura popular em projeto de complementação escolar para educação integral.
​
Em 2002, movida pelo impulso criativo e o desejo de desenvolver projetos socioculturais, de pesquisa, valorização e difusão da Cultura Popular Brasileira com foco no circo/teatro popular, na literatura, em brincadeiras e brinquedos populares, a Associação se deslocou para a Região Serra Norte Fluminense, instalando sua sede no município de Duas Barras.
​
A escolha por Duas Barras como ponto de partida se deve à riqueza cultural que a cidade oferece, com sua cultura popular (as folias de reis, o mineiro-pau, o calango e as brincadeiras tradicionais), sua arquitetura histórica e suas belezas naturais, abrigando um potencial humano, artístico e cultural que merece ser reconhecido, respeitado e valorizado.
Tendo essa consciência do potencial da cidade e da região, a Associação começou a nortear sua proposta no sentido de disseminar pela Região Serrana-RJ a visão de que toda a riqueza cultural que a região possui é uma grande ferramenta de transformação social, que pode ser sistematizada e aplicada no desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para o direito à cidadania, o crescimento econômico e para a preservação de uma identidade cultural. Sendo assim, ao longo de sua trajetória, o Centro Cultural Viva vem desenvolvendo em suas ações alguns projetos fixos e itinerantes de difusão cultural.
​
O Centro Cultural Viva atua na garantia de direitos e na promoção da cidadania cultural, prioritariamente no direito de brincar e no acesso democrático à cultura, com atividades itinerantes de artes cênicas, biblioteca e ludicidade, principalmente em zonas rurais da região serrana do Rio de Janeiro.
​
Desde 2019, suas principais ações são as atividades itinerantes do Ponto de Cultura/projeto CIRCO VIVA, que estão voltadas para a circulação de espetáculos e oficinas de circo em parceria com escolas de comunidades rurais da Região Serrana e Serra Norte Fluminense-RJ.
As escolas localizam-se nas cidades de Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Cantagalo, Cordeiro, Macuco, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Sumidouro, Carmo e São Sebastião do Alto.
Atualmente, a partir de 2020, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa –RJ, o projeto CIRCO VIVA, além de continuar suas atividades na Região Serrana, está estendendo-as também para a Baixada Litorânea, nas cidades de Silva Jardim e Macaé, com patrocínio da ENEL (distribuidora de energia).
​
Sua atuação em rede estende-se ao Fórum e à Rede Estadual e Nacional dos Pontos de Cultura, à Rede Primeira Infância, à Rede Nacional dos Pontos de Cultura Rurais, à Rede de Museologia Social, à Rede Nacional Primeira Infância e à Rede Internacional Aliança pela infância.
​
E tem como parceiros as Secretarias Municipais de Cultura e Educação da Região Serrana e da Baixada Litorânea, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa-RJ, o MINC, a FUNARTE, o IBRAM, a Fundação Bernard Van Leer, a Petrobrás, o Itaú/Unicef, a ENEL, o Ponto de Cultura Rural, o Grupo Circunflexo, o Circo a Céu Aberto, a Oficina Escola Mãos de Luz e a Cia Arteira .
Seus Principais Projetos e prêmios são:
- Projeto Biblioteca Viva (2005 a 2008, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Duas Barras/ edital de Apoio a Pontos de Leitura e Bibliotecas Comunitárias do MINC e Biblioteca Nacional 2012./ Prêmio Carequinha de estímulo ao Circo em 2012 FUNARTE PETROBRAS/ Edital de apoio a Pontos de Leitura da SEC-RJ 2012 e 2013).
- Projeto Centro Cultural Viva (Prêmio Pontos de Memória 2013 - MINCIBRAM/Prêmio Mazzaropi de Cultura Popular 2013 do MINC/ Finalistas no Prêmio Rio Sociocultural 2012- Instituto Cidade Viva/Edital de apoio a Pontinhos de Cultura SEC-RJ 2012 e 2013)
- Projeto Fazendo Arte na Praça (Prêmio Economia Criativa 2012- MINC/Prêmio Pontinhos de Cultura 2010-MINC).
- Projeto Circo Viva (Edital de Pontos de Cultura 2014-SEC-RJ,/ Edital Mais Cultura nas Escolas-MINC-MEC/Prêmio Escola Lugar de Brincadeira, Cultura e Diversidade 2014-MINC /UFC/Seminalista Prêmio Itaú Unicef 2015./Edital do Fundo Municipal de Cultura de Nova Friburgo 2016/Edital Lei de Incentivo à Cultura 2019 - ENEL).
Pontos de Cultura e Memória Rurais: uma alternativa para os povos do campo, das florestas e das águas.
Associação Centro Cultural Viva
Estrada Duas Barras à Sumidouro k7
Duas Barras - Rio de Janeiro
(22) 25283113
(22) 981438685