ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE ARTESANATO, GESTORES CULTURAIS, ARTESÃOS E ARTISTAS
ICÓ - CEARÁ
A Associação dos Produtores de Artesanato, Gestores Culturais e Artistas de Icó - APROARTI tem como missão congregar gestores culturais, artesãos e artistas do município de Icó e região para fomentar, promover e difundir as atividades de seus associados em âmbito local, regional e nacional. A criação de produtos e serviços, através de grupos produtivos, contribui para a geração de trabalho e renda, uma das principais linhas de ação da associação, e, ao mesmo tempo, através dos motivos e desenhos das peças artesanais produzidas, promove a identidade cultural do município de Icó, divulgando o patrimônio histórico da cidade.
​
Fundada em 2005, a APROARTI está constituída por nove núcleos: artesanato, música, teatro, dança, artes plásticas, literatura, gastronomia, patrimônio e decoração, focados nas ações de formação e difusão das potencialidades da região. O núcleo de Artesanato conseguiu destaque e se tornou um dos mais articulados e produtivos. Em 2008, o núcleo de Teatro produziu o espetáculo de rua “Agnus Dei”, encenando a Paixão de Cristo, com 280 participantes dos mais diversos segmentos da sociedade. O espetáculo foi notícia nos jornais televisivos do estado e marcou a cena de Icó.
Em 2010/2011, a associação ganhou o edital BrazilFoundation e passou a promover cursos de capacitação em comunidades rurais e periféricas, apoiando a formação para o trabalho e a renda de mulheres em situação de vulnerabilidade. Atualmente, possui uma média de 200 artistas e artesãos associados.
​
Entre os principais envolvidos nos projetos estão grupos de cultura popular, grupos artísticos e culturais independentes, mulheres, além de assentados e reassentados da reforma agrária que residem no município de Icó, cuja população é estimada em 67.345 habitantes (2016), dos quais, mais de 10 mil habitantes compõem as comunidades rurais onde a APROARTI atua:
​
-
Sítio Maia: produção de objetos de barro e palha, e crochê;
-
Sítio Cascudo: produção de bordado rococó;
-
Assentamento Chico Mendes: teatro;
-
Assentamento Bom Lugar: produção de bordado rococó e crochê;
-
Sítio Três Bodegas: produção de bordado rococó;
-
Sítio Varzinha: produção de bordado rococó;
-
Sítio Capitão – Mor: produção de bordado rococó, couro e tapeçaria; e
-
Sítio Cacimbas: couro tapeçaria e crochê.
​As principais ações da APROARTI nas comunidades da zona rural são voltadas para as atividades artesanais tradicionais, gerando grupos de trabalho e renda nas comunidades rurais e periferias. Entre os projetos destacam-se:
-
Projeto Agnus Dei de Teatro de Rua - 2008 – Voltado para produzir o espetáculo de rua “Agnus Dei - A Paixão de Cristo”, e torná-lo um evento integrante do calendário turístico e cultural da Região Centro Sul/Vale do Salgado. Entre os objetivos, destacam-se: promover atividade artística/cultural no sítio histórico de Icó, valorizando o patrimônio arquitetônico, inserindo-o como cenário; promover a formação de novos artistas e técnicos, por meio de oficinas, laboratórios e ensaios nas áreas de teatro, dança, cenografia, adereços e figurino; proporcionar trabalho e renda para artesãos, escultores, marceneiros, pintores, maquiadores, cabeleireiros, costureiras, eletricistas, atores e técnicos; inserir grupos da terceira idade na atuação e figuração do espetáculo; elevar a autoestima da população com entretenimento gratuito e de qualidade; resgatar o sentimento de pertencimento e amor dos icoenses por suas tradições e manifestações artísticas e culturais.
-
Projeto BrazilFoundation – Voltado para a capacitação profissional, foi realizado em 2011 com os objetivos de promover o aprendizado de trabalhos manuais tradicionais da cultura local, formar grupos produtivos e gerar trabalho e renda.
-
Projeto Empreendedorismo – Realizado em 2014, tem como objetivo capacitar o artesão para lidar com o mundo dos negócios e inserir-se no mercado de trabalho, ensinando-o a gerenciar o próprio negócio ou cooperativa; promovendo o seu conhecimento sobre planilhas de produção; e ensinando-o a valorar sua mão de obra.
-
Projeto IcóEmCena – Realizado em 2015, com o objetivo de levar espetáculos que narram fatos históricos e lendas da Icó colonial para os assentamentos e sítios aonde nunca havia chegado uma produção teatral.
-
Projeto Sabão Luz do Alto – Realizado em 2016 com mulheres das periferias de Icó, com o objetivo de fomentar a criação de grupos produtivos no fabrico de sabão caseiro feito à base de reaproveitamento do descarte do óleo comestível usado (saturado).
​
A APROARTI foi reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura e contemplada com o Escola Viva; recebeu os prêmios TOP 100 do Artesanato Brasileiro e o Mulher Empreendedora da Região Centro Sul do Vale do Salgado. Atualmente, integra o Fórum dos Produtores de Artesanato do Ceará, o Fórum de Teatro do Ceará, a Rede dos Pontos de Cultura do Ceará, a Rede dos Produtores de Artesanato do Ceará e a Rede dos Pontos de Cultura Rurais.
Pontos de Cultura e Memória Rurais: uma alternativa para os povos do campo, das florestas e das águas.