Coletivo Grãos de Luz
Lumiar - Nova Friburgo
O Coletivo Grãos de Luz tem como missão promover, revitalizar e registrar o patrimônio cultural imaterial das rezas, ervas e danças, mantido pela força da oralidade por meio do fazer e do saber dos mestres populares presentes na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, envolvendo as gerações mais novas na preservação das práticas da cultura local. Em agosto de 2009, por conta do primeiro encontro de mestres da medicina popular que ocorreu em Lumiar, nasceu o grupo Grãos de Luz, com o propósito de compartilhar o conhecimento dos mestres e das mestras com pessoas que se denominam agentes do conhecimento tradicional e que são interessadas na preservação e salvaguarda dessa herança cultural.
O Tesouros da Terra, coletivo baseado nas pesquisas de cantos e danças de trabalho, e no relato da vivência rural desses mestres populares, montou, coletivamente, o espetáculo Danças da Terra e do Mar. Criou a Coleção Nova Gente que registrou por meio de livretos, a vida e a sabedoria desses (as) mestres (as) da medicina popular. Publicou também o livro Tesouros da Terra - nossa gente, que conta a trajetória da rica convivência e do aprendizado amoroso com os(as) erveiros(as), rezadeiras (os), parteiras e bailistas da região.
O Coletivo Tesouros da Terra está situado no Município de Nova Friburgo, cuja população é de aproximadamente 200 mil habitantes, dentre os quais 7 mil residem no distrito de Lumiar, uma comunidade tradicionalmente rural, que vem perdendo espaço, há algum tempo, para a produção de moda íntima e, mais recentemente, para o investimento imobiliário em aluguel de casas e em um turismo sem infraestrutura e sem um projeto interdisciplinar de gestão pública para a preservação dessa valiosa biodiversidade pertencente ao Parque Estadual dos Três Picos, dentro do bioma da Mata Atlântica.
As atividades do coletivo são realizadas em escolas, em parceria com grupos comunitários de cultura, saúde e ecologia, nos sítios, na casa dos participantes. O espaço de trabalho é a terra, plantando e identificando as ervas medicinais da região e a cozinha, para o preparo de pomadas, tinturas e medicamentos caseiros. Os encontros envolvem estudos sobre ervas medicinais, práticas populares criativas, agroecologia, cantos, danças da tradição oral e manifestações populares. Suas ações são centradas na cultura popular e na cultura afro-brasileira, sendo voltadas para crianças, jovens, mulheres e idosos. Além disso, ocorre o compartilhamento de mudas de ervas medicinais e o incentivo ao plantio para a manutenção das espécies.
Além das trocas de experiências e sentimentos que permeiam toda a vivência, há também os sabores, já que a alimentação é uma manifestação da cultura, de respeito e de cuidado com o outro. Os viajantes provam deliciosos pratos tradicionais da cultura quilombola e caiçara, tudo incluído na vivência. Além da inesquecível e transformadora experiência propiciada pela viagem, os participantes estão contribuindo para o fortalecimento comunitário, o resgate e a valorização da cultura quilombola e a geração de renda sustentável na comunidade.
O Quilombo integra a Rota da Liberdade reconhecida pela Unesco por sua importância histórica. O circuito engloba cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, para o turismo de memória da diáspora negra.
Pontos de Cultura e Memória Rurais: uma alternativa para os povos do campo, das florestas e das águas.
Coletivo Grãos de Luz
Rua Zenith Cacilda Pedro Spitz 66 - Lumiar
Nova Friburgo - Rio de Janeiro
pc.tesourosdaterra@gmail .com
(22) 99817-4747