top of page

FUNDAÇÃO CULTURAL CABRAS DE LAMPIÃO
SERRA PELADA - CEARÁ

cangaco-removebg-preview_edited.png

A Fundação Cultural Cabras de Lampião foi fundada em 1995 e tem como missão resgatar e promover a história do Cangaço e de seu maior expoente: Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.  A Fundação é responsável pelo Museu do Cangaço, cuja sede está localizada em Serra Talhada, na Estação do Forró (antiga Estação Ferroviária); e pelo Sítio Passagem das Pedras, em que nasceu Lampião, onde criou e mantém a Escola de Danças Populares Cabras de Lampião. Também é responsável pela coordenação do Programa de Passeio e Turismo Ecológico “Nas Pegadas de Lampião”, e pelo grupo de Xaxado Cabras de Lampião, que possui trabalhos voltados para a cultura popular sertaneja reconhecidos no Brasil e no exterior.

 

Em 2010, o grupo produziu, com incentivo do Programa BNB de Cultura, o documentário “Xaxado: a Dança de Cabra Macho”, resgatando as suas origens e influências, mostrando a importância dessa dança e desse ritmo para a identidade cultural do nordeste brasileiro.  As suas ações são voltadas para a infância, a adolescência, a juventude, as culturas populares, os grupos artísticos e culturais independentes, os assentados e reassentados da reforma agrária e os mestres populares.

cabraslampião (7).jpg
cabraslampião (3).jpg

A Fundação Cultural Cabras de Lampião, ao longo de seus 23 anos de existência, executou mais de 150 projetos de formação, difusão, promoção e resgate das mais diversas manifestações culturais sertanejas, sobretudo relacionadas à história de Lampião e ao Cangaço. 

Entre os projetos realizados destacam-se:

  • Encontro Nordestino de Xaxado - Realizado anualmente desde 2003, reúne grupos de xaxado de toda a região Nordeste para se apresentar, trocar experiências e vivenciar esse ritmo em seu local de origem. 

  • O Massacre de Angico - A Morte de Lampião – Realizado anualmente desde 2012, é um espetáculo encenado ao ar livre que conta a saga do Rei do Cangaço. 

 

  • Tributo a Virgulino:  a Celebração do Cangaço –  Esta homenagem a Lampião é realizada anualmente desde 1993. Neste evento reúnem-se artistas, pesquisadores, estudiosos, curiosos, admiradores e o público em geral, em uma vasta programação que integra literatura, teatro, dança, música, cinema, artesanato e todas as linguagens artísticas. O evento acontece no Sítio Passagem das Pedras, na zona rural do município.

O espaço ocupado pela Fundação é próprio e tem sala de projeção, biblioteca, salas de exposição, auditório, palco/tablado, cozinha e espaço de informática. Ali realizam-se atividades envolvendo música, manifestações populares, produção audiovisual, teatro, literatura, artesanato, dança, cinema, turismo rural e tradição oral. A entidade também promove o passeio turístico ecológico "Nas Pegadas de Lampião".

A Fundação Cabras de Lampião foi reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, como um ponto de cultura digital e de memória.  Recebeu o Prêmio Culturas Populares (2007), o Prêmio Pontos de Valor (2009) e o Prêmio Asas (2011).

A entidade atua em toda a zona rural do município de Serra Talhada, que tem uma população de 85.568 habitantes, com projetos e ações que valorizam a memória e a história do Cangaço.   O Cangaço foi um movimento rural. O Xaxado, dança criada por Lampião, tem sua origem rural, ligada à colheita do feijão. O resgate e a preservação dessa memória, que é o objetivo principal do trabalho desenvolvido pela Fundação Cultural Cabras de Lampião, caracterizam a mesma como um Ponto de Cultura Rural de muita relevância para o nordeste brasileiro.

cabraslampião (13).jpg
cabraslampião (8).jpg

A Fundação tem parcerias com o Sesc-PE, o Sebrae, a Secretaria Estadual de Cultura e a Prefeitura Municipal de Serra Talhada. E atua: no Fórum Estadual de Política Cultural, no Conselho Municipal de Cultura, no Conselho Estadual de Política Cultural, na Associação dos Realizadores de Teatro de Pernambuco (Artepe), na Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) e na Conexão dos Pontos de Cultura de Pernambuco (Conexão PE).

Pontos de Cultura e Memória Rurais: uma alternativa para os povos do campo, das florestas e das águas.

cabraslampião__16_-removebg-preview - Copia - Copia.png

Museu do Cangaço

Vila Ferroviária, s/n - Bairro São Cristóvão

Serra Talhada - Pernambuco

cabrasdelampiao@gmail.com

https://www.facebook.com/Fundação-Cultural-Cabras-De-Lampião

www.cabrasdelampiao.com.br

(87) 3831-3860  - (87) 99938-6035

Our Mission
bottom of page