top of page

Escola Viva Olho do Tempo
Vale do Gramame - Paraíba

estandarte-removebg-preview (1).png

A Congregação Holística da Paraíba – Escola Viva Olho do Tempo (Evot) é uma associação sem fins lucrativos, com certificação de OSCIP e credenciada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Fundada em 1998, teve a sua sede construída somente em 2004, no Vale do Gramame.  Sua missão é contribuir para uma sociedade democrática, com igualdade social, construindo possibilidades para um ser humano transformador, fomentando os sonhos e buscando uma melhor qualidade de vida para a criança, o adolescente, as famílias e as comunidades do Vale do Gramame, por meio de ações compartilhadas de cultura, meio ambiente e tecnologia digital.  Tem dois focos principais: a preservação dos oito olhos d´água (ou nascentes) existentes no Vale do Gramame, e o atendimento prioritário a crianças e adolescentes do entorno.  

​

A Evot foi idealizada enquanto alternativa educacional para traçar caminhos que estimulem os moradores da região a viver como seres coletivos, encorajando-os a buscar o autoconhecimento.  Essa busca implica o reforço contundente de sua identidade cultural, o que desperta nos moradores um sentimento de pertencimento ao seu espaço e aos seus valores éticos, morais e culturais, trazendo para si a confortável sensação de viver em comunidade. 

Foto 3.jpg
60348733_1899073390198492_68942997786250

 A Evot – Escola Viva Olho do Tempo, desde 2004, junto aos moradores do Vale do Rio Gramame, desenvolve ações que buscam a religação dos residentes da região aos seus valores culturais, pautados em seu tradicional modo de viver e em seu contato permanente com a natureza.  Os ensinamentos da escola insistem que o respeito aos bens naturais e aos valores humanos mais puros podem e devem ser mantidos em qualquer meio, seja rural ou urbano. Desta forma, os moradores do Vale do Gramame estão em sintonia com a grande discussão que movimenta hoje todo o planeta, na busca da qualidade de vida, pela valorização dos seus bens culturais e pela preservação do meio ambiente. Trata-se de motivações essenciais que, sem perder o eixo das tradições, alinham-se às lutas mais emergentes do tempo moderno, no qual busca-se  a religação do cidadão com a natureza, por meio de um processo educacional que constrói consciência social, cultural e ambiental. 

 

As suas ações são voltadas para a infância, a adolescência, a juventude, os idosos, as culturas populares, quilombolas, a população ribeirinha, os pescadores, os assentados e reassentados da reforma agrária, e os mestres e as mestraspopulares.  realiza ações permanentes de proteção ao Rio Gramame e à mata ciliar, por meio do Programa Ecoeducação – Cultura, Memória e Tecnologia, no Vale do Gramame, desenvolvido para 130 crianças e adolescentes das comunidades rurais e urbanas locais. Somam-se ao Programa os griôs, mestres e mestras de tradição oral, turismo rural, trilhas ecológicas, gincana de preservação do patrimônio cultural e natural do Vale do Gramame (reflorestamento) e o Projeto Carroça da Leitura, com ações itinerantes de leitura e contação de histórias nas comunidades, além de oficinas de educação ambiental.

Destacam-se as atividades desenvolvidas pelo Programa Ecoeducação – Cultura, Memória e Tecnologia e pela Mostra Musical Olho do Tempo/ Encontro Cultural. 

​

O Programa Ecoeducação – Cultura, Memória e Tecnologia, realizado desde 2008, promove atividades nas áreas de cultura digital; artes integradas (dança, teatro, música/percussão, literatura, prática de saberes tradicionais); formação de leitores; patrimônio/memória (museu comunitário); educação ambiental; esporte; formação permanente; eventos culturais; e práticas continuadas de contação de histórias junto aos mestres e mestras griôs. Assim, a entidade constrói, com a comunidade caminhos em busca do crescimento individual e coletivo, fortalece o sentimento comunitário, o protagonismo e a identidade cultural.  

​

O projeto Mostra Musical Olho do Tempo/ Encontro Cultural, desenvolvido desde 2007, tem o intuito de estimular a criatividade, o protagonismo e a autonomia de crianças e adolescentes do Vale do Gramame – por meio da produção de letras de músicas (com temáticas do ECA, Meio Ambiente, o Rio Gramame e a Comunidade Onde Moro), composição de melodias, interação com profissionais da música e capacitação para a produção de um show – além de habilitar educadores e/ou professores que trabalham com a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente, nesta tecnologia social.

33112172_1424268654345637_10800383018905
Foto 2.jpg

A Escola Viva Olho do Tempo atua na parte rural de João Pessoa, nas comunidades Engenho Velho e Gramame, que se configuram como ocupações de posseiros consolidadas há décadas; no assentamento Ponta de Gramame; e em Mituaçu, comunidade quilombola localizada no Município do Conde.  

​

O espaço que utilizam é próprio e tem sala de aula, sala de projeção, biblioteca, salas de exposição, área de acampamento ou área aberta, teatro, estúdio de música, quadra de esportes, laboratório de fotografia, cozinha, espaço de informática.  Suas atividades incluem, além das já citadas anteriormente, manifestações populares, produção audiovisual e artes gráficas. 

​

A Escola Viva Olho do Tempo foi reconhecida como Ponto de Cultura; Pontão de Cultura e Ação Griô, pelo Ministério da Cultura. Recebeu os prêmios: Prêmio Culturas Populares; Mestre Duda, promovido pelo Ministério da Cultura, com o projeto São João Familiar Rural Sustentável; o Troféu Domingos Sergio Batista, entregue aos que prestaram reconhecido serviço e ações culturais na Cidade de João Pessoa; o Prêmio de Ludicidade – pontinhos de cultura, promovido pelo Ministério da Cultura, pelo Projeto Ecoeducação;  Prêmio Pontos de Memória, promovido pelo Ministério da Cultura por meio do Ibram. 

​

Participam do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de João Pessoa/PB, da Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memórias rurais; da Rede de educadores em museus da Paraíba; do Polo de Leitura da Rede; da Rede Nacional de Pontos de Cultura; e da Rede Municipal e Estadual de Pontos de Cultura - JP/PB. 

Pontos de Cultura e Memória Rurais: uma alternativa para os povos do campo, das florestas e das águas.

Our Mission
logo1-removebg-preview - Copia (2).png

Rua Telegrasta Geraldo Fagundes de Araujo, n° 10, Gramame

João Pessoa – Paraíba 

escolavivaolhodotempo@gmail.com

facebook.com/escolavivaolhodotempo

www.olhodotempo.org.br

(83) 3220-1138

(83) 98832-0189

bottom of page