REDE DE TURISMO COMUNITÁRIO DO CEARÁ
ZONA COSTEIRA - CEARÁ
A Rede de Turismo Comunitário do Ceará (Rede TUCUM) foi fundada em 2008 para construir uma proposta de turismo comunitário dialogando com princípios que orientam e fortalecem relações solidárias entre homens e mulheres construtores/as de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade em seus aspectos políticos, socioculturais, ambientais e econômicos.
A rede é composta por organizações que estão localizadas no Estado do Ceará, situado na região nordeste do Brasil, com extensão da Zona Costeira de 573 quilômetros de costa, abrangendo 21 municípios e centenas de comunidades tradicionais, que, secularmente, se relacionam com ambientes naturais e ecossistemas marinhos costeiros, constituindo seus territórios.
Três organizações da Rede Tucum foram reconhecidas como ponto de cultura pelo Ministério da Cultura: Ponto de Cultura Abrindo Velas Pescando Cultura, da Associação dos Pequenos Agricultores e Pescadores de Caetanos de Cima no Munícipio de Amontada; Ponto de Cultura Jenipapo Kanindé, da Associação das Mulheres de Jenipapo Kanindé no Município de Aquiraz; e o Ponto de Cultura Coqueirinho Trilhas da Liberdade no Assentamento Coqueirinho no Município de Fortim.
A Rede Tucum hoje conta com 12 comunidades que se articulam em prol da defesa do território, a valorização da cultura e um modelo de desenvolvimento sustentável.
​
As ações da rede são voltadas para os jovens, mestres, culturas populares, cultura indígenas, culturas afro-brasileiras, grupos artísticos e culturais independentes, quilombolas, pescadores, mulheres, agriculturores familiares, Assentados e reassentados da reforma agrária e mestres populares.
Entre os projetos destacam-se:
​
- Implantação da Rede de Turismo Comunitário através da articulação de lideranças, sensibilização e implantação da Rede de Turismo – 2008;
​
- Fortalecimento do Turismo Comunitário como estratégia de defesa do território, valorizando as iniciativas de produção e cultura local – 2010;
​
- Campanha de Combate ao Turismo e Exploração Sexual voltada para o combate à exploração do turismo sexual e para apresentar propostas alternativas com roteiros culturais e de valorização das comunidades 2014.
Realiza ações envolvendo teatro, artesanato, dança, fotografia, agroecologia, bioconstrução e turismo rural. Produziu documentários, livros, exposições e roteiros rurais. Foi reconhecido como ponto de cultura pelo Ministério da Cultura e ponto de memória pelo Instituto Brasileiro de Museus. São parceiros do Instituto Terramar - Ceará e da Associação Tremembé – Italia. Integram o Fórum da Zona Costeira, o Fórum de Museus, a Rede Estadual de Economia Solidária e a Rede Nacional de Turismo Solidário.
Pontos de Cultura e Memória Rurais: uma alternativa para os povos do campo, das florestas e das águas.
REDE DE TURISMO COMUNITARIO DO CEARA - REDE TUCUM
Rua Pe. Marcondes Cavalcante, sn. - Centro
ICAPUI – CEARÁ
(88) 999954821