top of page
vaso-removebg-preview_edited.png

COMUNIDADE MORADA DA PAZ
TRIUNFO - RIO GRANDE DO SUL

Fundada em 2003, a Morada da Paz tem como missão zelar pela cultura ancestral e salvaguardar a história, a cultura e a memória africana e afro-brasileira. É uma comunidade remanescente de quilombo, predominantemente feminina, que luta pela educação de seus filhos e filhas, zela e salvaguarda a memória ancestral diaspórica da população afrodescendente, que representa o povo quilombola, e enfrenta diariamente desafios em sua vida no campo, e que se regozija por fazer parte de um povo resiliente, que sobrevive nas bordas de uma sociedade excludente.

A CoMPaz, como é conhecido o quilombo, é a progenitora do Ponto de Cultura Omorodê, que tem foco na infância e promove atividades que valorizam a cultura e a delicadeza da etnoludicidade, e o brincar como território de magia.  Também temos um espaço educativo não-formal, o Comkola Kilombola Epé Layiê (terra viva), que  constrói  através da pedagogia do encantamento, uma educação inspirada na espiritualidade afrobudígena (afrobrasileira, budista tibetana Mahayana e Indígena Mbyia-Guarani) e nos princípios civilizatórios afrocentrados (territorialidade, ancestralidade, corporeidade, musicalidade e oralidade).

14910495_1328383243862179_1099098079784054688_n.jpg
14915677_1328380073862496_6274663305319692570_n.jpg

As ações da CoMPaz são voltadas para a infância, adolescência, juventude, anciões(ãs), cultura indígena, cultura afrobrasileira, quilombolas, pontos de cultura, público LGBT, movimentos sociais e ambientais, mulheres, pessoas portadoras de necessidades especiais, agricultores familiares, assentados e reassentados da reforma agrária e mestres(as) populares.

A Comunidade Morada da Paz está sediada na localidade de Vendinha, área rural do Município de Triunfo, região metropolitana de Porto Alegre/RS. É constituída por espaços educativos, memorial, área de acampamento, cozinha e alojamento. Realiza atividades envolvendo música, dança, manifestações populares, audiovisual, teatro, literatura, artesanato, cineclube, grafite, agroecologia, bioconstrução e tradição oral.

A CoMPaz foi contemplada, em 2013, com o Prêmio Ideias Criativas, da Fundação Cultural Palmares e, em 2018, com o Prêmio Culturas Populares Edição Selma do Côco, na categoria Mestra da Cultura Popular, com Yashodhan, Sangoma (Guiança Espiritual) da Nação Muzunguê. Fez parte da Rede Nacional de Pontos de Cultura Rurais-BR, e tem como principais parceiros: o Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma); o Okaran Coletivo de Pesquisadores Kilombolas; a ONG Núcleo Amigos da Terra - Brasil;  o Fundo Socioambiental Casa; o Fundo Elas; o Instituto CoMPaz; e a Akogum Empreendimentos Sustentáveis. 

Entre as atividades desenvolvidas pela CoMPaz, destacam-se: 

  • Terreiro de Chão Batido – ritual-celebração em reverência aos povos originários, no mês de junho; 

  • Okan Ilu – ritual de celebração em reverência aos tambores sagrados, no mês de dezembro; 

  • Uciriri – vivência voltada à bioconstrução; 

  • Encontros Dialógicos Sobre Cultura Afrodiaspórica; e

  • Plantio Com Vida – Vivência agroecológica na CoMPaz.

15621983_1250318828362742_4237466690304831224_n.jpg
Vivencia pla tio comvida set.2018.jpg

Destacam-se, a seguir, os principais projetos da CoMPaz:

 

  •  Sumaúma Raízes Afro-indígenas do Brasil - intercâmbios para firmar parcerias e alianças, trocando saberes e fazeres com povos e comunidades tradicionais do Brasil, tendo a parceria do Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida;

  • Omorodê Ponto de Cultura da Infância - desde 2012 tem como proposta a recuperação das brincadeiras e jogos dos povos originários que compõem o Brasil, realizando oficinas e vivências dentro e fora do Território Kilombola de Mãe Preta - CoMPaz, como: Colônia de Férias; Ipade da Juventude; Cadeira de Leitura; Brincando CoMPaz; Cine Pipoca; Vivência Kilombola (atividade ofertada às escolas da região em novembro, mês da consciência negra).

  • Akotirene Kilombo Ciência – desde 2018 objetiva estimular as jovens estudantes a ocuparem os campos das Ciências Exatas, provocando um diálogo sobre gênero e etnia, e é realizado com o apoio do Fundo Elas e de parceiros.

Pontos de Cultura e Memória Rurais: uma alternativa para os povos do campo, das florestas e das águas.

Our Mission
Logo_compaz-removebg-preview__2_-removebg-preview (1).png

Comunidade Kilombola Morada da Paz

Localidade de Vendinha - BR 386 - KM 410

Triunfo - Rio Grande do Sul

moradadapaz@gmail.com

(51) 986166842

(51) 984032013

bottom of page