top of page

Guaimbe - Espaço e Movimento Criativo
Pirinópolis - Goiás

Guaimbê – Espaço e Movimento Criativo foi fundada em 2001 com a missão de promover a integração intergeracional entre os seres humanos, e desses com o seu meio, visando o autoconhecimento e estimulando o pleno exercício da cidadania, através de vivências e atividades culturais, artísticas e educacionais.

​

Palavra de origem munduruku, guaimbê (ou cipó imbé) significa coluna vertebral, e inspirou o nome da entidade por sua característica de estimular a articulação de seus vários grupos-vértebras. A Guaimbê e a Flor de Pequi são mantenedoras do Ponto de Cultura Quintal da Aldeia, que atua, desde 2003, como um centro de revitalização dos fazeres e saberes locais e de renovação pedagógica. Contempla diferentes grupos e atores sociais com momentos de reflexão e vivências educativas, culturais, artísticas e esportivas, restabelecendo as relações comunitárias de aprendizagem – a educação comunitária.

 

As atividades resultam em inclusão social, resgate da identidade, expressão cultural, cidadania, valorização da transmissão oral e geração de renda; e possibilitam a busca de soluções criativas a partir do estreito convívio entre sujeitos de  diversas idades e suas famílias, fomentando seu protagonismo e contribuindo, a médio e longo prazos, para o fortalecimento de sua autonomia.

guaimbe (12).jpg
boi1-removebg-preview_edited.png

Suas ações são voltadas para a infância, a adolescência, a juventude, os idosos, as culturas populares, a cultura afro-brasileira, os grupos artísticos e culturais independentes, os quilombolas, as mulheres e os mestres populares.

​

Estão localizados em Pirenópolis, uma cidade histórica de Goiás, onde a maioria da população mantém fortes vínculos com a cultura rural em seu cotidiano, ou seja, todos possuem ou frequentam propriedades rurais e mantém diversas festas de tradição popular rural, como a Folia de Reis e a Festa do Divino. Além disso, parte das pessoas que frequentam o Ponto de Cultura nasceram  e foram criadas neste meio, e sua cultura ainda é muito presente em toda a comunidade.

​

Entre os projetos destacam-se:

  • Filmação de Estórias - Oficina de cinema para crianças e adolescentes, em parceria com a Flor de Pequi e a Mova Filmes (SP), com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC). Como resultado, foram produzidos três curtas-metragens.

  • Contação de Histórias - Realização de sessões desta atividade, além de outras, lúdico-corporais, que resultaram na edição e publicação do livro "Criancerias de Quintal - crianças contadeiras de histórias". 

  • Projeto Quem Conta um Conto se Encanta – Foi contemplado com os seguintes prêmios: Prêmio Pontos de Memória 2014 (Instituto Brasileiro de Museus - Ibram); Prêmio de Apoio às Bibliotecas Comunitárias e/ou Pontos de Leitura 2013 (Fundação Biblioteca Nacional/MinC); e Prêmio Leitura para Todos: Projetos Sociais de Leitura 2014 (DLLLB/FBN/MinC). 

  • Ciclo completo de festas anuais do grupo Boi do Rosário desde 2010, cumprindo o ritual de nascimento, batizado e morte, homenageando a cada ano pessoas e/ou temas de relevância para a comunidade. As festas contam com a presença de mestres e aprendizes locais e de outras localidades, além de simpatizantes e, eventualmente, estudantes de Artes Cênicas e Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG), além de mestrandos de Sociologia da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

  • O Ponto de Cultura Quintal da Aldeia é um espaço próprio mantido em parceria pela Guaimbê e a ONG Flor de Pequi – brincadeiras e ritos populares.  Possui biblioteca, área de camping (ou área aberta), brinquedoteca, cozinha e alojamento.  Ali são realizadas atividades envolvendo música, manifestações populares, audiovisual, literatura, artesanato, dança, cineclube, grafite e tradição oral.

Foram contemplados no Programa Cultura Viva por diferentes ações como Ponto de Cultura, Ação Griô, Cultura Digital e Ponto de Memória e receberam os seguintes prêmios: Prêmio Culturas Populares 2007 - Mestre Duda 100 Anos de Frevo (Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural SID/MinC); Prêmio Ludicidade 2008 /Pontinhos de Cultura  (Secretaria de Programas e Projetos Culturais SPPC/MinC); Prêmio Pontos de Leitura 2008 (Coordenação-geral de Livro e Leitura, Diretoria de Livro, Leitura e Literatura, e Secretaria de Articulação Institucional/ MinC); Prêmio Pontos de Mídia Livre 2009 e 2010, nas categorias local e regional, respectivamente (Secretarias de Cidadania Cultural e de Articulação Institucional SCC/SAI/MinC); Prêmio Itaú-Unicef 2009 - 8ª edição - finalista nacional e premiação regional (Regional Goiânia) na categoria médio porte financeiro; Prêmio Pontos de Valor 2009 (Secretaria de Cidadania Cultural SCC/MinC e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento); Prêmio Estórias de Pontos de Cultura 2009 (Secretaria de Cidadania Cultural SCC/MinC); Prêmio Interações Estéticas 2009 (Funarte-MinC Cadastro Nacional de Experiências de Gestão e Políticas do Patrimônio Cultural 2009 /IPHAN-MinC); Prêmio Agente Cultura Viva 2009 (Secretaria de Cidadania Cultural SCC/MinC); Prêmio Cultura Digital 2010 - Esporos de Pesquisa e Experimentação (Secretaria de Cidadania Cultural SCC/MinC);  Programa Oi Novos Brasis 2010 (Instituto Oi Futuro); Prêmio Interações Estéticas 2012 (Funarte/MinC); Prêmio de Apoio às Bibliotecas Comunitárias e/ou Pontos de Leitura 2013 (Fundação Biblioteca Nacional/MinC); Prêmio Leitura para Todos: Projetos Sociais de Leitura 2014 (DLLLB/FBN/MinC); e Prêmio Pontos de Memória 2014 (Instituto Brasileiro de Museus).

Pontos de Cultura e Memória Rurais: uma alternativa para os povos do campo, das florestas e das águas.

Our Mission
Quintal.png

Guaimbe - Espaço e Movimento Criativo

Rua Pará, Qd 9, APM 4 - Morro Santa Bárbara /Alto do Bonfim

Pirenópolis - Goiás

guaimbe@guaimbe.org.br

https://www.facebook.com/guaimbe/  

www.guaimbe.org.br

61 9 8123 4190

bottom of page