Centro Cultural Tapera Real
Conceição do Mato Dentro – MG
O Centro Cultural Tapera Real foi fundado em 2006 com a missão de contribuir para a redução das desigualdades sociais em suas diversas formas, fomentando, a partir das comunidades de Santo Antônio do Norte e região, o desenvolvimento de plataformas de transformações sociais, culturais e ambientais, valorizando pessoas e grupos, por meio da realização de projetos inovadores, colaborativos e sustentáveis.
O município de Conceição do Mato Dentro, no interior de Minas Gerais, conta com uma população de aproximadamente 18.126 habitantes, dos quais 662 (347 homens e 315 mulheres) vivem no distrito de Santo Antônio do Norte, de acordo com o censo de 2010 do IBGE.
​
A ideia surgiu de um grupo de produtores rurais, que, juntamente com o alfabetizador Giordani Oliveira Ottone e os alunos do Programa da Comunidade de Santo Antônio do Norte (Tapera), desejavam criar uma associação comprometida com o desenvolvimento sociocultural da comunidade; e que, por meio dela, pudessem apresentar um projeto ao Programa Cidadão Nota Dez, que, em parceria com o Banco Mundial de Desenvolvimento, apoiava projetos de entidades sem fins lucrativos, na área de abrangência do Instituto de Desenvolvimento Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene). Mas, após a criação da entidade, que recebeu o nome de Associação Comunitária Taperense Caminho da Liberdade, não foi mais possível apresentar qualquer projeto, pois a cidade de Conceição do Mato Dentro não pertencia à área de abrangência do Idene.
No ano de criação da entidade foi possível a implantação de uma sede provisória, que abrigava também um pequeno receptivo turístico, com informativos dos atrativos da comunidade. E no ano de 2009 surgiu a ideia de criar o Centro de Referência da Agricultura Familiar (de aquisição de
alimento), cuja inauguração ocorreu somente em 2015, com a conclusão das obras.
​
As atividades do Centro Cultural Tapera Real são centradas na cultura popular e seus mestres, e na cultura afrobrasileira, voltadas para crianças e adolescentes, mulheres e agricultores familiares, e envolvem dança, músicas, manifestações populares, audiovisual, artesanato, fotografia, agroecologia, turismo rural e tradição oral.
Entre os projetos destacam-se:
Ponto de Cultura Tapera Real – As atividades tiveram início em 2010, com o desenvolvimento de cursos nas áreas de música, dança, informática e artesanato, bem como ações voltadas para a reestruturação do Grupo de Pastorinhas.
​
Centro de Referência da Agricultura Familiar – Apoiado por produtores locais, desde o plantio até os mecanismos sociais da economia criativa e solidária, tem o intuito de desenvolver e valorizar a cultura agrícola, possibilitando a melhoria na geração de renda da comunidade, e promover a educação alimentar nutricional e saudável, a partir do cultivo de alimentos orgânicos, em Santo Antônio do Norte e Santo Antônio do Cruzeiro.
Grupo de Pastorinhas - Bailado folclórico de origem portuguesa, compõe-se de representações coloridas e movimentadas, com cantos e danças apresentados principalmente por moças. O enredo é centrado na visita dos pastores, no caso do bailado, em sua maioria, pastoras, que seguem a Belém para homenagear o Menino Jesus – por isso, a maioria das representações tem as festas natalinas como referência.
Esse auto natalino acontece desde a década de 1920 e compõe os festejos do Divino Espírito Santo, que ocorrem nas comemorações de Pentecostes, reunindo no teatro a comunidade local, num indício claro da importância deste evento na socialização dos grupos envolvidos.
O espaço utilizado pela organização é próprio, e possui: sala de aula, sala de projeção, biblioteca, salas de exposição, auditório, área de acampamento (ou área aberta), estúdio de música, cozinha, alojamento e espaço de informática.
​
Foram reconhecidos como Ponto de Cultura, por meio de edital da Secretaria de Cultura de Minas Gerais e do Ministério de Cultura. E receberam o prêmio Funarte pelo projeto São Francisco. Integram o Fórum Mineiro de Ponto de Cultura e o Fórum de Agricultura Familiar; o Consea; o Comuda; o Contur; e a Rede Espinhaço.
Pontos de Cultura e Memória Rurais: uma alternativa para os povos do campo, das florestas e das águas.
Centro Cultural Tapera Real
Rua do Carmo, 296, Distrito de Santo Antônio do Norte
Conceição do Mato Dentro – MG
Quilombo da fazenda Picinguaba Ubatuba – SP
E-mail: quilombodafazenda@gmail.com
Telefone: (12) 99700-4507 e (12) 99672-7152