top of page

QUILOMBO DO SOPAPO
PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL

O Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo é uma importante organização de realização do sentido ampliado de Cultura na região do Cristal e Morro Santa Teresa, na cidade de Porto Alegre, especialmente através de sua presença nos movimentos de luta pela moradia e na defesa dos direitos humanos das famílias da região.  

Nasceu como fruto da articulação da OSCIP Guayí – Democracia, Participação e Solidariedade (guayi.org.br), de moradores do Cristal e coletivos culturais, tendo como parceiro para sua origem o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal – SINTRAJUFE/RS e, como inspiração, a política pública Cultura Viva. A sede no Bairro Cristal foi aberta no dia 18 janeiro de 2008 com a posse do primeiro Conselho Gestor Comunitário do Ponto de Cultura e, no dia 16 de abril de 2008, recebeu a benção da Mestra Sirley Amaro, dos Mestres Baptista e Giba Giba e da Bataclã FC.

​

O Ponto de Cultura, desde então, incentiva e desenvolve ações comunitárias, priorizando jovens que moram nas áreas sem regularização fundiária da região. As ações integram arte, cultura, cidadania e economia solidária, transversalizando nas formações os temas relacionados aos direitos humanos para a construção de uma cultura de não violência. A organização política e social do Quilombo do Sopapo tem, nos fazeres e saberes da cultura, a construção do direito à cidade, promovendo processos econômicos e de iniciação ao mundo do trabalho.

​

O Quilombo do Sopapo articula com a comunicação diversas linguagens artísticas: o audiovisual, o teatro de animação, a música, a percussão, a fotografia, a arte visual, a arte gráfica, a inclusão digital e a poesia, num projeto político que tem suas bases no diálogo com a economia solidária, o feminismo, a negritude, a cooperação e a solidariedade, o território e a territorialidade, a pedagogia griô e seus territórios educativos. O referente comunicador deste encontro é o Sopapo, nosso grande tambor, para, a partir da educação popular, construir o diálogo entre gerações.

quilombodosopapo (5).jpg
viola-removebg-preview.png
quilombodosopapo (4).jpg

A experiência, ao longo dos anos, consolidou uma metodologia de formação e articulação de lideranças, fazendo uso de processos estéticos e linguagens artísticas desenvolvidas por meio de seus diversos núcleos e coletivos. Estabeleceu uma incubadora no campo da Economia Solidária, tendo suas ações, produtos e serviços culturais como caminhos para a organização e autogestão de trabalhadoras e trabalhadores. 

​

Nestes 11 anos, estruturamos na nossa sede: a Biblioteca Comunitária Mestra Sirley Amaro, com acervo de mais 1.000 títulos, um telecentro com 12 computadores de acesso diário à Internet e outros serviços, um estúdio de áudio, laboratório fotográfico, ateliê de teatro de animação, marcenaria, sala de edição de vídeo, área coberta para mostras com capacidade para 100 pessoas, anfiteatro com capacidade para 150 pessoas, salas multiuso, jardins para cultivo de ervas e chás e uma área verde. São 350m² de área construída em um terreno de 1.920m² na encosta sul do Morro Santa Teresa.

​

Foram constituídos os seguintes coletivos e núcleo com arte educadores: Cristalizar Vídeo Produção – CVP, em 2009 (audiovisual); Coletivo Imagens Faladas, em 2010 (fotografia); Iyalodê Idunn (música percussiva), em 2015; Estúdio Multimeios em 2017 (áudio) e Núcleo de Teatro de Animação (desde 2013), dentre outros que compuseram a trajetória da organização ao longo dos anos.

​

O Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo oferece serviços diários e gratuitos à comunidade de segunda a sexta-feira: acesso à Internet e à biblioteca comunitária das 9h às 18h e o Cursinho Popular Carolina de Jesus, preparatório ao ENEM e Vestibular, das 19h às 22h. Temos também o PROJOVEM nas manhãs e tardes nas segundas e quintas-feiras. Outras ações ocorrem conforme parcerias e projetos, especialmente cursos e oficinas que são ofertados pelos coletivos incubados no Ponto de Cultura sazonalmente, tendo como públicos prioritários os estudantes das escolas públicas da região.

Desde 2008, temos na nossa agenda anual a Semana do Quilombo do Sopapo no mês de abril, e são parte de nossos calendários de eventos: a Festa Junina (junho-julho); Primavera de Lutas (setembro); Mês da Consciência Negra (novembro); e A Volta do Povo à Praça (sazonalmente), sendo este um evento que envolve outras organizações do bairro e acontece na praça em frente do Quilombo do Sopapo.

​

Entre as nossas parceiras, destacam-se a Guayí; a Rede de Economia Solidária Feminista – RESF; o SINTRAJUFE; a Fundação de Atendimento Socioeducativo – FASE; Escolas públicas da região; Escola Projeto; Associações de moradores; Coletivos culturais; e movimentos sociais (Levante Popular da Juventude e MTST). É objetivo ainda, em 2020, estabelecermos no Ponto de Cultura um entreposto comercial e uma feira com produtos agroecológicos das cooperativas COMAFITT e GIRASSOL, via Rede da Economia Solidária Feminista – RESF, coordenada pela Guayí e da qual o Quilombo do Sopapo é parte.

​

O Ponto de Cultura participa do Fórum do Orçamento Participativo Cristal; do Conselho Regional de Assistência Social do Cristal; da Rede de Pontos de Cultura Municipal, Estadual, Nacional e Latino-Americana.

​

Os coletivos e núcleos possuem, atualmente, alguns processos de prestação de serviços e produtos já consolidados: 

- oficinas socioculturais de fotografia, produção audiovisual, teatro de animação, contação de histórias e percussão;

- produção audiovisual de documentários, curta-metragens ficcionais e vídeos processos de produções culturais;

- produção e editoração de livros fotográficos;

- produção de ervas e chás.

quilombodosopapo (8).JPG
quilombodosopapo (17).jpg

Tais serviços contribuem para a melhoria das condições de trabalho e renda dos integrantes, ao mesmo tempo em que contribui para a manutenção do próprio ponto.

​

Toda esta potente trajetória fez com que os coletivos incubados e as trabalhadoras e trabalhadores do Quilombo do Sopapo, que se formaram nesta caminhada iniciada em 2008, convocassem uma assembleia em 31 de outubro de 2017 e fundassem a Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo.

 

A organização institucionaliza formalmente estes mais de 10 anos de trajetória, por meio de uma associação de natureza cultural, educacional e social, incorporando ao seu nome a designação de Ponto de Cultura. Atualmente a associação, gerenciada coletivamente, representa juridicamente o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e é basilar para a sua sustentação e ampliação. 

Pontos de Cultura e Memória Rurais: uma alternativa para os povos do campo, das florestas e das águas.

Our Mission
quilombodosopapo__18_-removebg-preview.png

Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo

Avenida Capivari, 602, Bairro Cristal

Porto Alegre - Rio Grande do Sul 

http://quilombodosopapo.redelivre.org.br 

https://www.youtube.com/user/QuilombodoSopapo 

quilombodosopapo@gmail.com 

(51) 3398-0602 | 9 9214-9358

bottom of page