top of page
barquinho-removebg-preview.png

MEMORIAL CARNAÚBA
JAGUARUANA - CEARÁ

A Associação Cultural dos Artesãos, Artistas e Produtores Rurais de Jaguaruana – Ceará – (ACAAP) foi fundada em 25 de julho de 2010, com atividades associativas em defesa dos direitos sociais, ligadas à cultura e à arte, com a finalidade de promover o desenvolvimento cultural, artístico, sociocultural, ambiental e econômico, por meio de ações que possibilitem as culturas empreendedoras dos artesãos da região do Vale do Jaguaribe, no Município de Jaguaruana, conhecida como a Terra da Carnaúba e das redes de dormir.

 

Surgiu com a necessidade de reunir e organizar o maior número de artistas, artesãos e produtores rurais da região, que conta com total facilidade de obter a matéria-prima da carnaúba, árvore símbolo do Estado do Ceará. É dela que se produz a cera de carnaúba, usada em todo o mundo, nos mais diversos produtos, farmacêuticos, cosméticos (batons, sabonetes, loções), químicos (ceras e polidores), alimentícios, entre outros. No artesanato, utiliza-se a palha e o talo dessa palmeira, produzindo objetos de rara beleza.

 

Essas atividades empregam mais de 100 mil pessoas no Ceará. Entre os objetivos da associação está o de estimular as vocações, potencializando a criação dos arranjos produtivos locais da arte e da cultura. Os beneficiários dessas atividades são crianças, jovens, idosos, grupos de cultura popular, grupos artísticos e culturais independentes, mulheres, agricultores (as) familiares, assentados e reassentados da reforma agrária.

carnauba (6).jpg
carnauba (3).jpg

Outros objetivos são apresentar as políticas de sustentabilidade da carnaúba, o manejo adequado da carnaubeira, e colaborar na realização de pesquisas sobre a situação socioeconômica e socioambiental dos moradores, observando os aspectos nas áreas de saúde, educação, geração de renda, trabalho, meio-ambiente e economia local.

​

Entre as principais ações destacam-se:

- Ponto de Cultura: Armazém da Carnaúba Arte e Memória, que, desde 2013, promove oficinas de arte, vídeo, fotografia e produção de peças artesanais, com atividades culturais e exposições permanentes de arte e cultura nas comunidades rurais, a fim de movimentar o turismo rural na região do Vale do Jaguaribe.

- Projeto Voltar a Viver Bem, em 2015, promoveu ações para a terceira idade, com o objetivo de reintegrar essas pessoas por meio de movimentos artísticos e culturais.

- Projeto Circula no Ponto, em 2017, realizou uma exposição no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura durante o mês de setembro, sobre a cultura da carnaúba.

- Exposição da Carnaúba no Museu A Casa do Objeto Nordestino, em São Paulo.

- Participação no Carnaval do Rio de Janeiro, em 2019, pela Escola de Samba União da Ilha do Governador, com a produção de todo o material com a palha da carnaúba, feito pelas comunidades rurais, na ornamentação dos carros alegóricos e das fantasias.

- Participação no evento Casa Cor Ceará 2019, com a carnaúba no espaço do arquiteto Carlos Otávio, com duas premiações em primeiro lugar.

A associação tem sede própria e possui Museu Histórico e Comunitário da Carnaúba – Memorial Carnaúba, o primeiro no mundo, com sala de aula, biblioteca, salas de exposição, área aberta, laboratório de fotografia, cozinha e espaço de informática. As atividades realizadas envolvem música, manifestações populares, teatro, artesanato, fotografia, artes plásticas, artes gráficas, agroecologia, e desenvolve viveiros de mudas nativas e de carnaúba e turismo rural.

 

Também promove: visitas aos núcleos de artesanato, aos casarões antigos e prédios seculares, reuniões com cordelistas e contadores de histórias, passeio nas comunidades com extrativismo da carnaúba e gastronomia regional, com produção de doces e queijos, além de trilhas ecológicas e roteiros para conhecer a fauna e a flora da região.

​

Foi reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura e participa de diversos trabalhos, congressos, levando representantes para falar sobre a carnaúba e ministrar palestras ambientais, recebe a visita de escolas, faculdades e organizações internacionais.

carnauba (14).jpg
carnauba (15).jpg

A Associação Cultural dos Artesãos, Artistas e Produtores Rurais de Jaguaruana atua no município de Jaguaruana/CE e em diversos municípios do Ceará, e nas comunidades de Sítio Volta, Jurema, Figueiredo, Santa Luzia, Lagoa Vermelha, entre outros. O Município de Jaguaruana tem aproximadamente 34 mil habitantes e as comunidades rurais onde atua tem uma média de 6.500 habitantes, no compromisso com o desenvolvimento social e cultural de um povo e de uma região que precisa das ações contínuas em que a cultura da carnaúba ainda é bastante promissora, incentivando um grande número de artistas a desenvolver as artes e a viver dela.

​

Ao longo dos anos, a associação produziu documentários, exposições, matérias de jornais, revistas e publicações diversas. Entre seus parceiros destacam-se a Prefeitura Municipal de Jaguaruana, Enel - Luz Solidária, Água Ama –Ambev, Sindicarnaúba e Governo do Estado do Ceará. Atualmente, participamos do Fórum Municipal de Cultura, do Conselho da Criança e do Adolescente, do Conselho do Idoso, da Rede de Pontos de Cultura Rurais, da Comissão de Cultura Viva do Estado do Ceará, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Jaguaruana, da Câmara Temática  da Carnaúba. Foi sancionada a Lei pela Câmara Municipal de Jaguaruana, que dispõe o Memorial Carnaúba como Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Jaguaruana.

Pontos de Cultura e Memória Rurais: uma alternativa para os povos do campo, das florestas e das águas.

Our Mission
MEMORIAL_DA_CARNAÚBA_-_DAISE-removebg-preview - Copia (2).png

Sítio Volta - Zona Rural – Jaguaruana/CE 

pontodeculturacarnauba@gmail.com

 (88) 9 9970-2509 / (85) 9 8170-0101

afro.carnauba@gmail.com

c59b7aca-2380-4fda-bc42-5d7280ce8635.png
mapa2_edited.jpg
mapa3.jpg
mapa4.jpg
bottom of page