top of page

Histórico de Ações

Todas as ações desenvolvidas pela organização visam fortalecer e valorizar a vida no campo, promover ações de artes visuais e artes integradas, as práticas sustentáveis e a agricultura familiar. Saiba mais sobre nossos projetos culturais mais atuais!

ESCOLA DE ARTE E CULTURA NA ROÇA
Cultura e Educação

O Projeto Escola de Arte e Cultura na Roça é uma iniciativa da Escola do Campo de Arte e Cultura, Ecomuseu Rural e Biblioteca Rural de Artes Visuais, apoiada pelo Ministério Da Cultura - Lei Nº12.343, de 02 de dezembro de 2010. O projeto oferece oficinas criativas como Teatro, Pintura com Tintas de Barro, Bonecos Gigantes, Cerâmica com Argila e Música, levando arte e cultura às comunidades rurais da região serrana do Rio de Janeiro.

Sem título.png
IMG_3618_edited.jpg

ARTE URBANA NA ROÇA
Projeto #ruacultural

O Projeto Arte Urbana na Roça tem como objetivo estabelecer um diálogo entre arte urbana e a cultura presente nos territórios rurais, fortalecendo a descentralização da cultura e das artes, tão fundamentais para o desenvolvimento de territórios que estão no interior do Estado do Rio de Janeiro e onde predomina a agricultura familiar. 

VOZES DA LIBERDADE
Exposição pelo interior da região serrana em comemoração ao centenário da radiotransmissão no Brasil

O rádio, como um meio de comunicação, tem muita importância na vida das pessoas, tanto das cidades, como na vida dos moradores do interior. É muito comum, no ambiente das salas e cozinhas, encontrarmos rádios antigos, sendo para alguns ainda, uma das principais formas de ouvir músicas e noticiários. Apesar dos avanços tecnológicos e com o aumento das opções no entretenimento, o rádio vem resistindo e se adaptando aos novos tempos, inserindo suas programações em formatos digitais

arte (1).jpg
foto histioria.jpg

FOTOGRAFIAS QUE CONTAM HISTÓRIAS: Saberes e Fazeres da Agricultura Familiar

O livro “Saberes e Fazeres da Agricultura Familiar” valoriza o importante papel da agricultura familiar na garantia do direito à alimentação através de fotografias que contam a história de famílias produtoras de alimentos e que valorizam a cultura das comunidades rurais, envolvendo os municípios de Bom Jardim, Trajano de Moraes e Nova Friburgo, localizados na região serrana do estado do Rio de Janeiro, onde concentra a maior parte da produção agrícola e que possui diversas experiências de arranjos locais voltados para a preservação ambiental e para um turismo sustentável.

PATRIMÔNIO CULTURAL DAS PLANTAS MEDICINAIS
Ações de autocuidado a partir dos saberes e fazeres presentes nos territórios rurais

A iniciativa contempla ações educativas que possibilitam valorizar os saberes e fazeres presentes nos territórios rurais, em especial, as práticas de curas com ervas medicinais, promovendo assim, atividades que estimulem os cuidados coletivos e o autocuidado com conhecimentos tradicionais. As ações envolvem: distribuição de cestas de autocuidado; geração de renda para mulheres, guardiãs dos conhecimentos tradicionais, e para coletivos de saúde comunitária através da realização de oficinas e comercialização de produtos; ações de disseminação de práticas de autocuidado.

medicinal.png
junin.png

ARRAIAL DAS JUVENTUDES RURAIS
Valorização da cultura rural

A dedicação ao apoio das festividades juninas tem sido uma missão constante, refletindo o compromisso de preservar as tradições culturais que fortalecem a identidade comunitária. Essas celebrações, que reúnem danças, comidas típicas e a alegria do povo, são muito mais do que eventos festivos; elas representam a resistência e a continuidade de costumes que atravessam gerações. A participação da juventude nesse contexto é fundamental, pois garante que as tradições sejam vividas e transmitidas, fortalecendo os laços sociais.

MINEIRO PAU NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
Viva a Cultura Popular! Viva os Mestres Populares! Viva o Mineiro Pau!

O mineiro Pau é uma manifestação popular, um folguedo, que vem desaparecendo do Estado do Rio de Janeiro.  É uma das mais populares danças de pares soltos conhecidas no Brasil, mas ao longo destes últimos anos, temos acompanhado o desaparecimento desta manifestação, por isso, ser tão importante fomentar esse folguedo que resgata uma antiga tradição regional que perpetua por cerca de 80 anos. 

mineiro.jpg
fotografiaalfabetizando.jpg

ALFABETIZANDO O OLHAR
Curso Básico de Fotografia com o Fotógrafo e Arte Educador Claudio Paolino

Curso Básico de Fotografia, com seis aulas de 10 minutos, abordando informações referentes a história da fotografia, as funções básicas das máquinas, a importância da luz, a importância da composição e do enquadramento, funções básicas para fazer uma boa fotografia e aprender a capturar uma boa imagem.

AGRICULTURA FAMILIAR NA REGIÃO SERRANA
Saberes e Tradições no Interior do Estado do RJ

Descobrir a vida e os costumes, a luta cotidiana dos agricultores e agricultoras, seus filhos e netos, se aventurando nos relatos aqui transcritos de alguns moradores dos municípios de Bom Jardim e de Nova Friburgo, foi como embarcar numa viagem mágica, mas real, pela história da colonização do interior do Estado do Rio de Janeiro.

agricul.jpg
medicinal1.png

MURAIS DE BARRO: ARTE URBANA NA ROÇA
Patrimônio Cultural e Criação Artística

 A ação tem como objetivo aproximar a arte urbana da cultura dos territórios rurais, contribuindo para a descentralização das artes no Estado do Rio de Janeiro. Atuando em áreas onde predomina a agricultura familiar, o projeto visa fomentar o desenvolvimento cultural dessas regiões interioranas, reconhecendo o valor dessas comunidades na preservação do patrimônio cultural e na criação artística contemporânea.

PATRIMÔNIO IMATERIAL DE BOM JARDIM: RECEITAS DE INHAME FEITAS PELAS MULHERES RURAIS DE SANTO ANTÔNIO
Cultura Alimentar e o Papel da Agricultura Familiar

O livro "Patrimônio Imaterial de Bom Jardim: Receitas de Inhame feitas pelas Mulheres Rurais de Santo Antônio" é um registro afetivo e cultural das mulheres rurais de Santo Antônio, no distrito de Barra Alegre, em Bom Jardim (RJ). A obra resgata o conhecimento ancestral transmitido de geração em geração, destacando o inhame como ingrediente essencial na culinária e na identidade local.

erece.png
3.png

REDE NACIONAL DOS PONTOS DE CULTURA E MEMÓRIA RURAIS  
Equipamentos educativos de cultura

A Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais foi criada em 2014, na cidade de Natal, durante o Fórum Nacional de Pontos de Cultura, com o objetivo de contribuir para a criação de políticas públicas de cultura que considerasse a realidade dos territórios rurais.  A Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais é composta por organizações culturais de base comunitária que foram reconhecidas como Pontos de Cultura e/ou Pontos de Memória, ações que integram a Política Cultura Viva do Ministério da Cultura e o Programa Pontos de Memória do Instituto Brasileiro de Museus.  Na rede encontramos organizações culturais atuando nas comunidades rurais, atendendo povos da floresta, das águas e do campo.

REDE LATINOAMERICANA DE CULTURA RURAL
Semeamos Cultura para Enraizar

A Articulação Latino-Americana de Organizações Culturais Rurais nasceu em 15/06/19 no Brasil, durante a I Rede Latino-Americana de Pontos de Cultura e Memórias Rurais com organizações culturais do Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai.

rede de cultura.jpg
WhatsApp Image 2025-09-30 at 15.14.22.jpeg

1ª MOSTRA FOTOGRÁFICA DA JUVENTUDE DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS
A imagem como ferramenta de preservação da memória e reconhecimento das comunidades rurais

A Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais foi criada em 2014, na cidade de Natal, durante o Fórum Nacional de Pontos de Cultura, com o objetivo de contribuir para a criação de políticas públicas de cultura que considerasse a realidade dos territórios rurais.  A Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais é composta por organizações culturais de base comunitária que foram reconhecidas como Pontos de Cultura e/ou Pontos de Memória, ações que integram a Política Cultura Viva do Ministério da Cultura e o Programa Pontos de Memória do Instituto Brasileiro de Museus.  Na rede encontramos organizações culturais atuando nas comunidades rurais, atendendo povos da floresta, das águas e do campo.

bottom of page